O chef Gustavo foi recentemente promovido no restaurante onde trabalha e, agora, além de administrar todas as demandas da cozinha, também precisa dedicar algumas horas do seu trabalho para a gestão de pessoas.

É dele a responsabilidade de liderança da equipe do restaurante, do controle dos horários de entrada e saída dos funcionários, da promoção do bom relacionamento da equipe e as comunicações feitas a todos.

Como a demanda de trabalho de Gustavo aumentou muito, o chef está em busca de novas soluções tecnológicas para utilizar no seu trabalho. Além disso, ele também está buscando se informar mais sobre gestão de pessoas e assuntos relacionados.

Se identificou com o chef Gustavo? Então, você vai adorar o post de hoje, que apresentará uma série de maneiras de melhorar os processos e ser um bom líder. Siga conosco e confira as nossas seis dicas!

1. Atualize-se constantemente sobre gestão de pessoas

Princípio básico para ser um bom líder é estar sempre em constante atualização sobre gestão de pessoas. Para isso, recomenda-se que você faça cursos nessa área, bem como acompanhe novidades sobre o assunto. Assine revistas de administração e recursos humanos, siga páginas nas redes sociais que abordem essa temática, acompanhe blogs e canais no YouTube que tragam informações relevantes etc.

Outra ação que pode ser desenvolvida para se manter atualizado é praticar o networking, participando de eventos presenciais e fóruns na internet para debater e trocar ideias com outros profissionais da sua área que exerçam cargos de liderança.

2. Conheça os colaboradores da sua empresa

Para praticar bem a gestão de pessoas, conhecer a sua equipe é muito importante, pois assim você poderá definir a linguagem correta e a melhor forma de abordar as pessoas do seu time.

Uma boa alternativa para conhecer bem os colaboradores da empresa é fazendo uma pesquisa de clima organizacional. Nela, você pode solicitar informações que sejam de seu interesse e podem servir como diretrizes para proporcionar um melhor relacionamento com os seus colaboradores.

Além disso, por meio das conversas do dia a dia e a convivência com essas pessoas, você também poderá, aos poucos, entender as particularidades e preferências de cada um deles.

3. Saiba quais são os serviços prestados por cada setor

Também é relevante que você conheça a sua empresa como um todo, entendendo todos os serviços que são prestados e os trabalhos que são realizados na sua empresa. Somente assim será possível exercer a liderança e ter bons argumentos para promover soluções para demandas e problemas que surgirem.

No exemplo citado do chef Gustavo, ele tem como formação a Gastronomia, logo entende muito de cozinha e o que se passa dentro desse setor. Porém, ao assumir o papel de líder no restaurante, ele também precisa aprender sobre o trabalho realizado pelos garçons, pelos atendentes do caixa, a equipe de limpeza etc.

4. Melhore a comunicação

A boa comunicação é a peça-chave para gestão de pessoas e, por isso, deve ser sempre prezada pelos líderes de times organizacionais. Cabe lembrar que essa comunicação deve ser uma via de mão dupla, ou seja, é preciso dar feedback aos colaboradores.

Sempre que alguém solicitar uma informação ou der uma sugestão para melhorias ou mudanças no fluxo de trabalho, essa pessoa precisa ser respondida, mesmo que de forma negativa. Para ter uma comunicação mais efetiva com a sua equipe e evitar a proliferação de boatos e fofocas que causam problemas no ambiente de trabalho, convém manter sempre a transparência no trabalho realizado.

Desse modo, recomenda-se que pequenas reuniões, que durem cerca de 5 minutos, sejam feitas diariamente para expor novidades e esclarecer dúvidas, bem como repassar a demanda de trabalho do dia. Também podem ser utilizados recursos tecnológicos para enviar comunicados a todos do time e, assim, ter uma comunicação mais rápida, prática e certeira com o público interno da organização.

5. Proporcione a flexibilidade de horários

É claro que os horários na empresa precisam ser cumpridos, mas existem muitos tipos de trabalho que já não demandam de um horário fixo de trabalho para que as atividades sejam cumpridas. Desse modo, você pode proporcionar aos seus colaboradores a flexibilidade da carga horária, para que eles possam adequar a jornada de acordo com a sua rotina pessoal.

Com a flexibilidade adotada, os seus colaboradores poderão começar a trabalhar mais cedo e sair antes, caso façam algum curso ou faculdade no final da tarde ou, então, desejarem praticar alguma atividade de lazer.

Essa liberdade proporciona mais confiança dos colaboradores na empresa, de modo que eles terão mais engajamento e serão mais produtivos, facilitando também o seu trabalho como líder. A própria reforma trabalhista, recentemente aprovada, possibilita essa flexibilização de horários.

Apesar disso, é preciso controlar bem as entradas e saídas dos funcionários da empresa para que eles não trabalhem horas a mais e nem a menos, bem como possam receber a remuneração de forma correta. Para isso, contar com recursos que fazem esse controle, como os pontos eletrônicos é essencial.

6. Utilize recursos tecnológicos na sua rotina de líder

A tecnologia deve ser uma aliada dos líderes de equipe das empresas e, por isso, é preciso utilizar softwares e aplicativos que facilitem as rotinas de trabalho. Existem recursos, como o FolhaCerta, que possibilitam a gestão de rotinas de times das empresas de forma simples e prática. Tudo isso por meio de um aplicativo que conecta os gestores com os trabalhadores, bem como fornece informações para o escritório contábil, que controla as escalas de trabalho para fazer pagamentos.

Já no que se refere à comunicação, o FolhaCerta oferece o serviço de alarmes, avisos e pushs para que mensagens possam ser enviadas rapidamente aos colaboradores, bem como alertas e avisos, como lembretes de atividades que precisam ser realizadas.

Como você pode perceber, o FolhaCerta é uma excelente opção para facilitar o trabalho de gestão de pessoas, em todos os âmbitos, de uma empresa. Por isso, não deixe de adotar essa solução tecnológica em sua organização.

Se você gostou desse artigo e quer continuar se informando sobre o assunto, recomendamos a leitura do conteúdo sobre características de um líder, que traz itens necessários para quem deseja ser ainda melhor em seu trabalho!