Nathalia é estudante de Recursos Humanos e estagiária do setor em uma fábrica de móveis. Entre as suas atribuições, está o controle do ponto dos colaboradores da organização. Porém, por inexperiência na atividade, a jovem estava com muitas dificuldades para realizar essa atividade.

Para solucionar esse problema, Nathalia conversou com o seu professor orientador de estágio, que sugeriu a ela listar os 5 principais erros no controle de ponto. A estagiária adorou a ideia, fez um cartaz com a lista e fixou-o no setor de RH, para que todos os colegas pudessem ver.

Veja, a seguir, os erros que estão no cartaz criado por Nathalia e saiba como evitar que eles aconteçam na sua empresa!

1. Fazer a marcação incorreta

A marcação incorreta é um problema sério e que pode causar, até mesmo, processos trabalhistas para a empresa. Se um funcionário fez horas extras, por exemplo, ele têm o direito de receber por elas.

Por isso, a marcação correta é importante, para que todos os colaboradores sejam remunerados de acordo com as horas trabalhadas. Todos devem ser orientados para registrar corretamente o horário de entrada e saída da empresa.

2. Perder as informações

É preciso ter um backup de todas as informações de entrada e saída dos colaboradores da empresa. Já pensou se, próximo ao final do mês, dá uma pane nos computadores da organização, e todas as informações forem perdidas? Ou, então, se o controle for manual, e as fichas estragarem ou se extraviarem?

Isso é muito grave e jamais pode acontecer! Por isso, tenha sempre um backup de todas as informações, pois você não pode perdê-las de forma alguma!

3. Não registrar faltas

Se um colaborador faltou ao trabalho, é preciso que essa informação seja registrada, mesmo que a falta seja justificada. Dessa forma, os dias não trabalhados podem ser descontados dos salários.

No caso de os colaboradores faltarem por questões de saúde ou outros motivos que não gerem a perda do dia trabalhado no salário, deve-se anexar o atestado médico ou outro documento probatório ao ponto.

4. Esquecer de marcar o ponto

Um dos erros no controle de ponto mais comuns é justamente não marcá-lo. Os colaboradores, na correria, acabam se esquecendo de registrar quando entram e saem da empresa. Isso faz com que falhas sejam cometidas na folha de pagamento.

Todos devem ser conscientizados sobre a importância de marcar o ponto e de se lembrar de fazer isso todos os dias, sempre que entrar e sair da empresa.

5. Bater dois pontos seguidos

Também é preciso ter cuidado ao bater os pontos, para que dois registros não sejam feitos em sequência. Isso faz com que o sistema identifique que um colaborador entrou e saiu rapidamente da empresa, não calculando a sua rotina.

Ao observar todos esses erros no controle de ponto, Nathalia pesquisou na internet e encontrou o FolhaCerta. Ela percebeu que o aplicativo seria a solução para todos os problemas da sua empresa. Por isso, sugeriu ao seu chefe, que aprovou a solução. Hoje, praticamente não existem mais falhas nessa atividade.

Quer implementar essa solução na sua empresa também? Então, é só acessar o nosso site e conhecer mais sobre o FolhaCerta!

Powered by Rock Convert