As atribuições de Maurício são muitas na empresa em que ele trabalha. Trata-se de uma grande organização, que fornece móveis sob medida para todo o Mercosul, gerando uma demanda elevada de pessoas. Ele é o responsável pelos recursos humanos e precisa estar sempre pronto para gerir todo o pessoal que trabalha na indústria.

Em um evento em que participou, Maurício ouviu falar no RH estratégico e no desenvolvimento de mudanças na cultura organizacional, que fazem com que o trabalho seja otimizado.

Motivado em conseguir mais resultados no seu trabalho, nosso gestor desenvolveu um resumo, que apresentará para os seus diretores, convencendo-os sobre a importância e como ter um RH estratégico na empresa. Veja, a seguir, o material elaborado por Maurício.

O que é um RH estratégico?

O RH estratégico surgiu ainda na década de 1980, com o conceito sendo desenvolvido por pesquisadores da Harvard Business School. Na época, o objetivo desse tipo de RH era otimizar as atividades para que o setor fosse visto com outros olhos pelos empresários e não como uma função meramente operacional.

Antes do surgimento do RH estratégico, o setor recebia outras nomenclaturas, como departamento pessoal. Isso porque a sua principal atribuição era lidar com as questões burocráticas que envolvem a contratação e demissão de pessoas, bem como o controle das escalas de trabalho e elaboração da folha de pagamento.

No RH estratégico, tudo isso segue sendo realizado, mas de maneira automatizada. Isso porque são utilizados softwares e outros recursos tecnológicos que facilitam o dia a dia dos profissionais da área. Assim, eles podem se dedicar para outras funções, com foco em resultados em médio e longo prazo para a empresa, como o bem-estar social na organização.

Qual é a importância do RH estratégico para as empresas?

O RH estratégico traz inúmeros benefícios para as organizações. Entre elas, podemos destacar os processos de recrutamento e seleção, que podem ser desenvolvidos de forma que se encontre pessoas que tenham fit cultural com o negócio. Isso quer dizer que podem ser feitos estudos de comportamento e psicológicos para que se identifique quem são os candidatos às vagas de emprego que têm mais pontos em comum com o que determina as diretrizes organizacionais.

O profissional de RH também pode dedicar o seu tempo para desenvolver planos de cargos e salários para os colaboradores da organização. Isso evita problemas de turnover, que exigem investimentos altos para a empresa. É importante destacar que todas essas atividades não podiam ser feitas na época do RH tradicional, uma vez que os profissionais da área perdiam muito tempo com tarefas burocráticas.

O que pode ser feito para tornar o RH mais estratégico?

Quem deseja tornar o RH mais estratégico precisa colocar em prática uma série de atividades em sua empresa. Confira quais são elas!

Mapeie a empresa

O gestor de RH deve fazer um mapeamento de todas as áreas da empresa, tendo um diagnóstico bem detalhado da atual situação do negócio. Também deve ser feito um levantamento do setor em que atua em si. A ideia é que esse diagnóstico possa demonstrar qual é a atual realidade da empresa, no que se refere aos seus colaboradores. Assim, podem ser tomadas as medidas cabíveis para que sejam realizadas melhorias.

Se for identificado que o número de acidentes de trabalho tem crescido, por exemplo, podem ser desenvolvidas ações como palestras e workshops que abordem a importância do uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e atividades preventivas.

Desenvolva os funcionários

Os funcionários precisam ser orientados para que possam se desenvolver como profissionais em suas áreas de atuação e assim prosperar junto à empresa. Deve-se criar uma política de cargos e salários e fazer reuniões periódicas com os colaboradores. De tal modo, é necessário deixar claro que pontos eles precisam melhorar e o que precisam estudar para ocuparem um cargo de liderança na empresa, por exemplo.

Atraia e retenha talentos

O gestor de RH estratégico precisa buscar meios de atrair e reter talentos na empresa. Para isso, ao divulgar vagas, deve haver um cuidado para que isso seja feito em veículos que atinjam o público almejado, como em redes sociais profissionais.

Já a retenção de talentos pode ser conquistada por meio da política de cargos e salários, que explicamos, ou com o oferecimento de benefícios para os colaboradores. As recompensas podem ser bônus em dinheiro, descontos em estabelecimentos comerciais, planos de saúde e odontológicos, bolsas de estudo para pós-graduação etc.

Faça análises constantes

O RH estratégico não deve apenas planejar e executar ações, mas sim fazer análises constantes do que foi implementado de melhorias na empresa. Devem ser adotadas metodologias que possibilitem o constante monitoramento do que vem sendo realizado.

Uma boa técnica que pode ser aplicada é a PDCA, sigla para Plan (planejar), Do (executar), Check (checar) e Action (agir). Ela diz que as estratégias necessitam ser planejadas e executadas. Posteriormente devem ser checadas para que se saiba se os objetivos estão sendo cumpridos. Caso seja necessário, é preciso agir para corrigir erros e aplicar melhorias.

Utilize aplicativos para a gestão de funcionários

É inadmissível, no RH estratégico, que os gestores percam muito tempo somando horas e controlando as rotinas dos trabalhadores de forma manual. É por isso que se recomenda o uso de aplicativos para a gestão de funcionários.

O FolhaCerta é um exemplo de app que pode ser aplicado para resolver todas as rotinas laborativas por meio de um smartphone, de forma simples e rápida. Ele conecta os gestores com os colaboradores e também permite que haja uma integração entre o setor de RH e o departamento de contabilidade, para que os pagamentos sejam efetuados.

Contar com um recurso tecnológico inovador como o FolhaCerta é o ideal para as empresas que querem ter um RH estratégico e se aproveitar de todos os benefícios oferecidos por ele. Por isso, não deixe de conhecê-lo.

Para saber mais sobre o FolhaCerta e seus benefícios, entre em contato conosco. Para nós, será uma satisfação apresentar o nosso produto e as soluções fornecidas por ele para a sua empresa.