Em um artigo do jornal “O Estado de São Paulo”, Charles Duhigg (autor do best-seller: O poder do hábito), revelou que quando temos um roteiro mental definido, o nosso cérebro percebe rapidamente o que merece ou não nossa atenção. Como resultado, conseguimos aumentar a produtividade em uma determinada tarefa.

Levando em conta que todos querem elevar o seu rendimento diário, como é possível atingir esse objetivo? Será que existem técnicas para isso? Neste artigo, ajudaremos você a turbinar o seu desempenho no trabalho. Preparado? Então, vamos lá!

1. Distancie as distrações

Pense um pouco em quantas coisas requerem a nossa atenção durante o dia. De fato, existem algumas que são muito importantes. Porém, têm aquelas que não são tão primordiais assim.

Entre essas, podemos citar:

  • as redes sociais;
  • aplicativos de mensagens instantâneas;
  • notificações de programas baixados no celular;
  • e-mails; 

Talvez tenha conseguido lembrar-se de outros “ladrões” da produtividade. Para saber quais rodeiam você, olhe a sua volta. Daí faça uma lista com o nome de cada um deles.

Após isso, tome uma atitude importante: desative todas as notificações de serviços e mensagens do celular. Essa atitude parece um pouco radical, mas não é. Pois, nosso cérebro não consegue manter o foco em várias tarefas ao mesmo tempo.

Sendo assim, se construir o hábito de realizar um serviço, e ao mesmo tempo ficar dando atenção a tudo que acontece em seu smartphone, logo sofrerá prejuízo no seu rendimento.

Alguns decidiram criar um canal de emergência no celular, ou seja, o aparelho só alertará quando for um assunto urgente, como uma ligação importante de um membro da família.

2. Faça uma lista de tarefas

Há pessoas que ficam ansiosas só de pensar em ter uma listagem com as tarefas diárias. No entanto, não tê-la pode ser muito mais angustiante. Afinal, a falta de direcionamento pode nos dar aquela sensação de que o dia passou voando e não rendemos nada.

Mas como podemos incluir esse bom hábito em nosso cotidiano? Para começar, evite iniciar sua manhã com uma enorme lista de pendências e a triste obrigação de definir a ordem de prioridade delas.

Esse método rouba boa parte de seu estímulo produtivo. Muito pelo contrário, defina no dia anterior a sequência de tarefas que fará no dia seguinte. Com essa atitude, você começará a sua manhã sabendo que caminho trilhará nas suas demandas e se sentirá mais seguro.

Caso você sinta uma rejeição fora do comum por itens elencados, faça o seguinte: mude o designe da listagem. Isso mesmo, saia do padrão tradicional.

Por exemplo, poderá colocar a meta mais importante do dia em um círculo central, e rodeando essa circunferência, círculos menores que demonstram as outras pendências a serem cumpridas. Solte a sua criatividade. Dessa maneira, suas tarefas parecerão mais leves e divertidas.

3. Defina horários

Talvez você já tenha lido ou escutado a seguinte frase: “Quando você não sabe para onde vai, qualquer caminho serve”. Bem, essa pode ser a descrição da vida de muita gente. E é difícil pensar em uma atitude mais improdutiva do que essa, não é mesmo?

Portanto, para aumentar a produtividade é muito importante definir horários para cada demanda de seu dia. É claro que no topo desse roteiro devem estar as tarefas mais urgentes.

Para ser mais eficiente, tente imaginar o tempo que levará para cumprir cada demanda. Mas seja flexível. Tenha em mente que essa duração pode sofrer alterações para mais ou para menos.

Além disso, inclua pequenos períodos de descanso durante a realização de cada tarefa. Nesse momento, podemos retornar ao assunto abordado no primeiro tópico. Lembra-se dele? Distancie distrações.

Pois bem, você precisará definir também o horário em que verá os e-mails e as notificações que recebeu no seu dispositivo eletrônico. Para isso, algumas pessoas preferem separar um tempinho do almoço.

Já outras, decidem que o fim do expediente é o melhor momento. A verdade é que não há regras quanto a isso. Sendo assim, pense em um horário que não atrapalhe o ritmo produtivo.

4. Utilize métodos de produtividade

Graças a estudos científicos e a tecnologia, atualmente, existem muitas ferramentas virtuais baseadas em métodos que ajudam a ampliar o nosso desempenho. Quer ver um exemplo? A técnica pomodoro.

Esse conceito consiste em manter a concentração durante 25 minutos e dar uma pausa de 5 minutos para descansar. A cada quatro ciclos de 25 minutos, o período para relaxar aumenta para 15 a 30 minutos.

Muitos profissionais utilizam o pomodoro e sentem que o seu desempenho diário melhorou consideravelmente. Se você quiser sentir os benefícios dessa técnica, basta baixar um dos aplicativos disponíveis nas lojas virtuais.

Outro método muito interessante é o Kanban. Principalmente, para a organização de tarefas. Funciona assim, o quadro de atividades deve ter três campos:

  • a fazer;
  • em execução; e
  • feito.

Porém, outras colunas podem ser criadas. Em cada uma delas, são colocados cartões com informações sobre a tarefa que precisa ser executada. Depois de concluída uma etapa, o cartão avança para outra.

Esse mapa visual do comportamento das demandas diárias facilita muito a produtividade. E assim como o pomodoro, existem muitos aplicativos baseados no método kanban.

5. Tenha um hobby

Essa dica pode parecer contraditória, afinal estamos falando de expandir o rendimento no trabalho. Mas pelo contrário, essa pode ser uma das sugestões mais eficazes.

Essa teoria foi comprovada por um estudo feito por um time de pesquisadores da Universidade de São Francisco intitulado: Journal of Occupational and Organizational Psychologyque ressaltou a importância de atividades fora do ambiente de trabalho.

De acordo com essa pesquisa, ter um hobby é uma forma eficiente de aumentar a produtividade de profissionais do mundo empresarial. Reforçando esse assunto, a revista Exame citou vários empresários de sucesso que possuem uma atividade de lazer.

Entre eles, está William Clay Ford Junior (CEO da empresa Ford). Para relaxar, ele pratica Tae Kwon Do e participa do time de hóquei da instituição. Nem é preciso falar da produtividade desse profissional, não é?

Em resumo, todos nós podemos ser mais expressivos em nossa capacidade de produção. Como vimos nesse post, basta que encontremos as formas mais práticas e eficientes que se encaixem com o nosso perfil profissional e comportamental. Fazendo isso, o sucesso virá naturalmente.

Gostou do que leu em nosso artigo? Então, espalhe para o mundo o que aprendeu sobre como aumentar a produtividade. Compartilhe esse post nas redes sociais!