Você é um gestor responsável pelos recursos humanos e quer se destacar na sua função, agindo antes de os problemas acontecerem, sabendo fazer um bom planejamento estratégico, tomando as decisões corretas e mantendo-se sempre dentro da lei para evitar problemas jurídicos. Identificou-se com essas características? Se a sua resposta for positiva, você precisa saber utilizar as ferramentas de RH corretas na sua empresa.

O problema é que, em meio a tantos recursos tecnológicos que surgiram nos últimos anos, nem sempre os gerentes de RH têm facilidade para identificar aqueles que podem ser mais úteis para as suas empresas.

Como o nosso objetivo é sempre ajudá-lo a crescer profissionalmente e conseguir fazer com que você conquiste um bom desempenho profissional, elaboramos uma lista com 7 ferramentas de RH que são essenciais para a sua companhia. Veja nos tópicos a seguir.

1. Banco de talentos

Uma das principais atribuições dos setores de RH nas empresas é fazer os processos seletivos para contratar bons funcionários, que tenham um fit cultural com as empresas e evitem problemas de curto e médio prazo, como o turnover.

Para que a escolha dos profissionais selecionados para entrevistas e testes seja sempre otimizada e as melhores pessoas sejam escolhidas, ter um bom banco de talentos é fundamental.

O indicado é que todos os currículos enviados para a empresa, por canais, como o site ou as redes sociais da organização, sejam armazenados e guardados em um sistema, para que possam ser feitas buscas de acordo com o perfil desejado para a contratação.

Também é possível utilizar filtros nesses bancos, para que sejam encontradas apenas as pessoas que realmente se encaixem no perfil necessário para uma vaga, como as que cursaram uma determinada faculdade ou curso de pós-graduação.

2. Pesquisa de clima organizacional

A pesquisa de clima organizacional é uma ferramenta de suma importância para que a empresa possa mensurar o grau de satisfação de seus colaboradores em relação a diversos tópicos que podem ser levantados, por meio de métricas firmes e consistentes e não de meros achismos.

É possível fazer perguntas sobre a infraestrutura da empresa, as políticas de cargos e salários, as qualidades e defeitos das lideranças, entre outros temas, de modo que se possa mensurar o que está bom e o que precisa ser melhorado na organização como um todo, sobretudo, no setor de RH.

Para que as pesquisas sejam respondidas com mais sinceridade, o ideal é que elas sejam feitas de forma anônima, ou seja, sem que os colaboradores precisem se identificar ao preencher o questionário. Isso evita que eles se sintam intimidados por fazerem críticas à companhia, por exemplo.

3. Alinhamento estratégico

Independentemente do porte da empresa, é muito relevante que ela tenha um planejamento estratégico, baseado em pesquisas de públicos e cenários internos e externos da organização.

Dentro desse contexto, cabe ao setor de RH contribuir para a realização do planejamento, pois esse é o projeto que deve englobar todos os setores da empresa. Além disso, também deve ser feito o alinhamento estratégico, garantindo que todas as áreas sigam as mesmas diretrizes da cultura organizacional.

4. Recursos para treinamentos direcionados

A educação dos colaboradores também é responsabilidade do departamento de recursos humanos, que deve fazer treinamentos direcionados para que os funcionários novos conheçam mais sobre a cultura da empresa, os processos administrativos, as regras e normas que devem ser seguidas etc.

O mesmo também ocorre com treinamentos mais específicos, como no caso de uma indústria que precisa que os colaboradores saibam como operar uma máquina em específico de maneira correta.

Os treinamentos direcionados podem ser feitos com base em materiais didáticos, como vídeos, livros, apostilas, entre outros, que apresentem uma espécie de manual ou guia para que os instrutores sigam sempre o mesmo padrão. Tais recursos, portanto, são ferramentas indispensáveis para o setor de RH.

5. LinkedIn

As redes sociais norteiam as relações em diversos âmbitos da sociedade contemporânea e, no meio empresarial, isso não é diferente. Desse modo, o LinkedIn é uma mídia corporativa, ou seja, para uso específico para o meio profissional.

Essa rede social permite que os usuários cadastrem suas informações profissionais, como a formação universitária que têm, cursos extras que realizaram, empresas em que já trabalharam etc. Outra funcionalidade é a escrita de textos com opiniões próprias sobre assuntos da área de atuação.

Com essas informações muito ricas disponibilizadas pelos usuários, essa mídia se tornou importante para o setor de RH, que pode identificar, entre os cadastrados, os que mais têm o perfil da organização e convidá-los para processos seletivos.

6. Umanni

A Umanni é um módulo de avaliação desenvolvido por especialistas em RH e TI, que auxilia em diversas áreas do setor de recursos humanos.

Trata-se de uma ferramenta de avaliação, na qual é possível fazer pesquisas de clima organizacional e também mensurar os feedbacks e o desempenho dos colaboradores, de forma simples, prática e rápida.

7. FolhaCerta

Entre as ferramentas indispensáveis para o setor de RH, destaca-se o aplicativo FolhaCerta, que reúne, em um só local, uma série de funcionalidades que podem ser muito úteis para a área de recursos humanos da organização, de modo geral.

Algumas, como o ponto eletrônico para controlar a efetividade dos funcionários, a montagem de escalas de trabalho, o espelho de ponto, a programação de férias e recessos, o banco de horas e o aviso de ausências, são exemplos de recursos que esse aplicativo poderá trazer para a sua empresa. Tudo isso é disponibilizado, levando em consideração a legislação brasileira e suas diversas exigências.

A ideia do app é que gestores de RH e colaboradores sejam conectados por meio de um sistema moderno e inovador, que veio para mudar a forma como esse tipo de relacionamento é constituído.

Vale destacar que o FolhaCerta tem avisos, alarmes e pushs para alertar os colaboradores e gestores sobre irregularidades cometidas, ou, então, para avisar que algo precisa ser feito em um momento próximo.

Portanto, se a sua empresa precisa de um sistema de gestão que englobe todas as funções necessárias para o setor de recursos humanos, recomendamos que conheça o FolhaCerta, um programa que trará benefícios diversos para a sua empresa, em um único investimento, reunindo as principais ferramentas de RH em um mesmo local.

Ficou interessado e quer saber mais sobre o assunto? Então entre em contato conosco agora mesmo! Teremos satisfação em esclarecer todas as suas dúvidas e contribuir para o sucesso do setor de RH da sua empresa.