Você está percebendo que a sua equipe interna anda meio desmotivada? Talvez já tenha tentando vários métodos para estimular o rendimento dos colaboradores, e nada mudou. Essa situação pode ser frustrante, mas é possível revertê-la. Uma forma de fazê-lo é por meio da confraternização de empresa.

No entanto, o que é a confraternização? Quais são os benefícios desse processo? Como motivar os colaboradores a participar desse evento? Acompanhe nosso artigo e descubra!

O que é a confraternização?

A confraternização empresarial é um evento que visa a reunir os colaboradores para um momento de descontração, interatividade e alegria. Normalmente, esse encontro acontece em épocas especiais, como na conquista de um novo negócio, no alcance de uma meta ou no fechamento de um período de trabalho.

Contudo, por detrás de um evento como esse, podem existir estratégias bem direcionadas objetivando aumentar, de alguma forma, o desempenho profissional dos colaboradores da empresa.

Além disso, com esses encontros, é possível angariar muitos benefícios para a equipe interna. Os pontos positivos são tantos que a confraternização de empresas já se tornou uma ferramenta eficiente do endomarketing.

Quais são os benefícios desse evento?

Alguns podem encarar esses encontros apenas como uma “festinha” que reúne os colaboradores. No entanto, isso é um engano. Afinal, quais são as vantagens de promover esses eventos? Vejamos algumas delas.

Estímulo à conversação

É possível que você já tenha presenciado alguns choques de personalidade entre os seus colaboradores, ou pior, tenha notado que alguns deles nem olham para a cara uns dos outros.

Esse clima torna o ambiente interno pesado e impacta diretamente nos resultados da empresa. No entanto, quando é promovida uma confraternização, o cenário de trabalho é substituído pelo de celebração.

Desse modo, se houver uma tensão entre os colaboradores sobre, por exemplo, quem é o melhor no que faz, esse comportamento será minimizado. É possível até que esses profissionais resolvam suas diferenças e construam uma amizade.

Integração entre os setores

Bem, digamos que, após esse encontro, o relacionamento entre os membros de uma equipe foi fortalecido. Muito bom! Entretanto, você, como um gestor atento, percebeu que o entrosamento entre os diferentes setores da empresa está abalado.

Como a confraternização pode ajudar? Ela tornará essas equipes mais homogêneas. Para isso, podem ser incluídas algumas atividades, como a gamificação, que façam esses grupos se diluírem e formarem laços de companheirismo.

Sendo assim, os colaboradores se conhecerão melhor e não haverá mais uma barreira setorial entre eles.

Reforço da cultura organizacional

Todos sabem como é importante que uma empresa tenha uma cultura organizacional bem fundada, pois essa é a sua identidade. Contudo, você, às vezes, pensa que essa cultura parece estar apenas na sua cabeça de gestor? Notou que os colaboradores parecem não estar conectados ao espírito da marca?

Então, use a confraternização para fortalecer a identidade da empresa. Por exemplo, se o seu negócio preza pela felicidade no trabalho, demonstre isso nesses eventos. Faça uma recepção descontraída e alegre.

Caso a cultura da companhia seja voltada para a inovação, inclua, nesses encontros, um cenário que desperte esse sentimento nos colaboradores. Por exemplo, poderá ser anunciada uma nova tecnologia, como o uso do aplicativo de produtividade do FolhaCerta, que será implantado na empresa.

Valorização dos colaboradores

Quem não gosta de ser reconhecido dentro de uma instituição? Todos gostam, não é verdade? Então, em vez de apenas lamentar a falta de engajamento de sua equipe, mostre o quanto os integrantes são apreciados pela instituição e verá como eles se empenharão em seu trabalho.

Para atingir esse objetivo, faça uma confraternização. Aproveite para homenagear e agradecer a todos os colaboradores pelos seus esforços na empresa. Além disso, premie os que têm um bom rendimento e reforce a importância que cada um deles tem dentro da instituição.

Grande fator motivacional

Já faz algum tempo que você cobra resultados melhores de sua equipe, mas quando olha os gráficos de produção, vê apenas uma linha decrescente. Que desespero!

Parece que os colaboradores caminham sem rumo dentro da companhia. Bem, você pode usar uma comemoração interna para mostrar a trilha que a equipe precisa percorrer até o atingimento das metas do negócio.

Ademais, aponte o que os colaboradores ganharão quando conseguirem alcançar um determinado objetivo. Quando isso acontecer, celebre com eles. Com isso, perceberá que a motivação deles crescerá, e a lucratividade do negócio também.

Como motivar os colaboradores à participação?

Agora, o que fazer se você notar que nem todos querem participar de uma confraternização? Tente personalizar o máximo que puder esse evento, pois isso atrairá o interesse da equipe interna. Você poderá seguir algumas sugestões, como:

Invista em placas personalizadas

Placas ou quadros que homenageiam os colaboradores representam uma lembrança inesquecível e podem motivá-los ao comparecimento nas celebrações internas. Nesse presente, podem ser incluídas uma foto do funcionário e palavras de agradecimento pelos seus bons serviços.

Se esse profissional se destacou em algum projeto interno, isso pode ser citado na placa. No fim da mensagem, é importante ressaltar que a empresa ainda precisará muito das habilidades e competências desse trabalhador.

Aposte no discurso dos gestores

Quando pensamos em discurso, talvez venham à nossa mente aqueles “sermões” longos e chatos, mas não precisa ser assim. Em vez disso, o gestor pode conversar com os colaboradores por alguns minutos e expressar o reconhecimento da instituição pelo trabalho deles e os objetivos do negócio para o futuro.

Além disso, é importante citar o rendimento dos setores da empresa, bem como alguns pontos a melhorar. Para o discurso ficar ainda mais interessante, alguns funcionários podem ser chamados para falar algo sobre a instituição.

Considere oferecer premiações

Deixe para entregar os prêmios para os colaboradores mais eficientes nesses eventos. Essa atitude atiçará a vontade e a curiosidade de todo o time interno em comparecer à confraternização, pois todos desejarão saber quem são os melhores profissionais da empresa.

O momento da entrega dos prêmios pode assemelhar-se, por exemplo, à cerimônia do Oscar, na qual é feito um suspense e, em seguida, são revelados os nomes dos indicados e o vencedor.

Diante de tantos benefícios, fica claro como celebrações internas têm efeitos positivos no capital humano da instituição. Sendo assim, inclua essa prática na política de sua empresa e você verá como seu negócio prosperará.

O que achou de nosso artigo? Gostou de saber como a confraternização de empresa torna os colaboradores mais produtivos e felizes? Então, não perca os próximos conteúdos e assine nossa newsletter!