Você sabia que a influência da liderança na produtividade é uma das ferramentas mais simples e eficazes para obter resultados satisfatórios dentro de uma organização?

A postura de um líder é capaz de transformar um ambiente de trabalho, sendo essencial para que os objetivos da corporação sejam alcançados.

Saiba agora mesmo como o gestor pode influenciar no rendimento dos trabalhadores, descubra como aumentar a produtividade da sua equipe e conheça um exemplo real do impacto de uma boa gestão de pessoas. Confira!

A influência da liderança na produtividade

A influência que a liderança pode exercer na produtividade dos colaboradores é um fator determinante para alcançar bons resultados dentro de uma empresa.

Isso porque o líder é responsável por direcionar o trabalho das equipes para que os objetivos sejam alcançados, identificar quais pontos podem ser melhorados para aumentar o desempenho e influenciar no entusiasmo dos colaboradores.

Ou seja, é esse profissional que fornece as ferramentas necessárias para que os funcionários apresentem bons resultados, como:

  • planejamento claro e preciso;
  • gestão de tempo adequada;
  • treinamentos pertinentes;
  • disponibilidade dos recursos necessários;
  • promoção e manutenção do engajamento das equipes.

A produtividade da equipe acompanhará o perfil de sua liderança. Se a gestão de pessoas for boa, a produtividade também será boa. Já se essa liderança for falha, os resultados vão deixar a desejar.

Vamos imaginar que você é um líder de produção de uma grande empresa e precisa produzir uma determinada quantidade de produtos que devem ser entregues hoje, às 18 horas. Você pode ir por dois caminhos:

  • iniciar a jornada de trabalho com simpatia e bom humor, deixar os objetivos do dia bem claros, mostrar o que a empresa espera da equipe e a importância do trabalho a ser realizado, além de visitar o setor ao longo do dia para verificar o andamento das tarefas;
  • apenas comunicar os números esperados, virar as costas e ir embora.

Qual das estratégias tem mais chances de gerar os resultados esperados na produção de hoje e nas próximas? A resposta é um pouco óbvia, não é mesmo?

Dicas para aumentar a produtividade

Valorizar o trabalho dos funcionários, manter a motivação do grupo e verificar o cumprimento das tarefas são estratégias que podem ser utilizadas para aumentar a produtividade da empresa.

Chegou o momento de apresentar 3 dicas essenciais para que isso seja feito da melhor forma possível:

1. Reconheça um trabalho bem-feito

Trabalhe com elogios, metas e premiações em curto, médio e longo prazo. Organize reuniões periódicas para transmitir um feedback à equipe, elogie o trabalho diário, estabeleça uma meta mensal e uma premiação na festa de fim de ano, por exemplo.

Utilize essas e outras ferramentas para que os funcionários sintam-se motivados a produzir e tenham uma postura adequada dentro dos seus postos de trabalho.

2. Crie um ambiente de trabalho tranquilo

Na hora do happy hour com os amigos, é comum surgir reclamações sobre o ambiente de trabalho. A resposta, na maioria das vezes, é: “mas isso acontece em todas as empresas!”.

A sua empresa não precisa ser assim. Por isso, é essencial que o líder atue com transparência, deixando claro que os conflitos não serão tolerados e quais são as consequências de uma postura que prejudique a tranquilidade do ambiente de trabalho.

Para que conflitos não se transformem em fofoca, o gestor deve:

  • realizar pesquisas periódicas sobre o clima organizacional;
  • solucionar as situações sem expor os funcionários;
  • promover ações para manter a união dos trabalhadores;
  • disponibilizar canais de comunicação sempre abertos ao diálogo.

Lembre-se de que o poder deve ser exercido para incentivar, nunca para amedrontar ou intimidar os colaboradores.

3. Mantenha uma boa postura

Como estamos falando da influência da liderança na produtividade, é inevitável que a postura do líder seja notada pelos trabalhadores, servindo de exemplo.

Seja aquilo que você deseja que se reflita na sua equipe. Tenha um comportamento adequado, procure não se ausentar excessivamente, dê satisfações aos seus funcionários e esteja sempre em busca de novas qualificações para desempenhar esse papel da melhor forma possível.

Case de sucesso

Se você está em dúvida sobre a importância do papel do líder na produtividade, trouxemos a história de um dos mais notáveis líderes do mercado. Conheça um pouco da história de Elon Musk!

Quem é

Elon Musk é um dos gestores mais famosos e influentes do mundo. Traz, em seu currículo, a criação ou cofundação:

  • da fabricante de carros elétricos Tesla Motors;
  • do Paypal, serviço de pagamentos online;
  • da SpaceX, empresa voltada para a fabricação de foguetes espaciais.

Sua história é recheada de transações bem-sucedidas, um histórico de muitas horas seguidas de trabalho e um nome de destaque quando o assunto é a influência da liderança na produtividade. Esse crédito não está associado necessariamente à carga horária de trabalho, mas sim ao estilo de gestão do empresário.

Elon Musk não só acredita como aplica os seguintes princípios em suas companhias:

1. Foco no sinal

Em entrevista ao site Glassdoor, Elon Musk revelou que sua estratégia para manter a produtividade é:

“Foque no sinal e não no barulho. Não perca tempo com o que não melhora as coisas de verdade.”

A frase é quase um tapa na cara dos líderes que se sentem frustrados com o resultado do trabalho e com o comportamento de sua equipe. Isso acontece porque é comum que os gestores foquem em situações que na realidade não terão o menor impacto nas respostas da organização.

É preciso que o líder de setor esteja preparado para saber o que é necessário fazer para atingir um objetivo e comunicar ao seu time as ações realizadas dentro das normas da empresa.

Por exemplo, um indivíduo gerencia um restaurante no qual a função do auxiliar de cozinha é montar 10 pratos de salada em 15 minutos. O rádio da cozinha está ligado e esse trabalhador está com problemas em montar os pratos de salada, já que os ingredientes não foram previamente lavados e picados.

Muitos chefes concluiriam que o serviço está atrasado porque o rádio está ligado. Um equívoco que não resolve o problema e ainda cria um atrito desnecessário com o funcionário.

É necessário olhar para a cozinha como um todo e buscar entender qual é a melhor forma de funcionamento da equipe, direcionando cada colaborador para que o objetivo do tempo de produção de 10 pratos de salada seja alcançado.

2. Conexão com os trabalhadores

Musk não minimiza os problemas da empresa, mas se conecta com os colaboradores por meio de três sinais:

  • expressa o que sente;
  • demonstra que se importa;
  • expõe seus princípios de liderança.

Assim, assume a verdadeira posição de um líder, livre do protecionismo e das críticas sem fundamento que não influenciam diretamente na produtividade, mas sempre conectado à equipe.

3. Atitude da equipe

Se você concluiu que não precisa haver cobrança da parte de um líder, está enganado. Espera-se que os funcionários tenham atitude e, se não tiverem, sejam cobrados por isso.

Quando Elon Musk promove uma reunião com uma determinada equipe e alguém não se manifesta, o empresário faz questão de deixar claro que espera um posicionamento de todos os participantes e questiona o silêncio do sujeito.

Dessa forma, ouve o que os funcionários têm a dizer e obtém uma ampla visão do negócio, auxiliando na importante tarefa de enxergar a empresa como um todo. A consequência são colaboradores mais motivados.

A influência da liderança na produtividade é uma realidade e não pode ser confundida com uma gestão muito rígida ou passiva demais. O equilíbrio é de extrema importância para que não haja um efeito reverso na motivação e na capacidade de produção dos colaboradores.

Continue aprendendo mais sobre a gestão de equipes! Leia nosso artigo e descubra quais são as características de um líder de sucesso. Boa leitura!