Ao gerenciar muitos funcionários, fica difícil acompanhar seu desenvolvimento e engajamento. Criar estratégias para motivá-los pode parecer uma tarefa impossível. No entanto, com nossas 7 dicas simples você vai aumentar – e muito – o engajamento com a cultura organizacional da sua empresa.

A motivação no ambiente de trabalho consiste em uma ação movida à algum objetivo. Isso significa que, quando seu funcionário está motivado, ele investe seus esforços por conta própria para realizar seu trabalho da melhor forma possível. Isso faz com que ele aumente  a qualidade de seus resultados individuais, da equipe e da empresa como um todo.

O efeito da motivação no ambiente de trabalho

A motivação no ambiente de trabalho é um fator crucial para que sua empresa atinja seus objetivos. Manter sua equipe motivada aumenta a satisfação dos seus colaboradores com o próprio trabalho.

Isso acontece porque, graças a esse incentivo, eles se sentem mais capazes e confiantes. Com isso, se tornam mais autônomos e também buscam o seu desenvolvimento e aumentam a produtividade de forma ativa.

Isso gera consequências nos resultados da sua empresa. Além de produzirem mais, os funcionários motivados produzem melhor. Com isso, a qualidade do seu serviço aumenta, gerando maior satisfação para eles e reduzindo o seu nível de rotatividade.

A importância do gestor na motivação

O papel do líder é fundamental na hora de motivar e engajar seus funcionários. Isso porque a motivação é diretamente influenciada por fatores externos.

O gestor tem o papel de promover e garantir um ambiente propício para que o funcionário possa exercer suas atividades da melhor maneira possível. E vamos te ensinar agora como fazer isso:

1. Use a tecnologia a seu favor

Existem aplicativos e sistemas especializados na organização da rotina de trabalho. Eles podem te auxiliar a garantir um bom ambiente para os seus colaboradores. Isso porque eles permitem que você e os seus funcionários organizem o dia a dia com maior agilidade e em tempo real.

Isso evita o desgaste com resolução de problemas de urgência, uma vez que possibilita a identificação de situações críticas antes de se tornarem um impasse. Além disso, ele garante mais autonomia para o seu colaborador, que poderá planejar sua rotina de trabalho com mais precisão.

2. Reconheça resultados

Para promover a motivação no ambiente de trabalho, é essencial valorizar os resultados positivos gerados pela equipe. Encontre formas de mensurar o seu desenvolvimento, assim como as metas atingidas. Com isso, busque meios de reconhecer esse crescimento.

Dessa forma, seus colaboradores percebem que o bom trabalho é valorizado pela sua empresa. Isso faz com que eles busquem atingir esses resultados com mais frequência. Além disso, o sentimento de reconhecimento vai aumentar sua dedicação e engajamento com as metas estipuladas.

3. Promova treinamentos

Outro fator essencial para a motivação dos seus funcionários é a sua capacitação. Isso porque todos devem ter as competências comportamentais e técnicas necessárias para realização do seu trabalho.

Além disso, é preciso que os seus colaboradores tenham acesso a esse conhecimento necessário para trabalhar da melhor forma possível.

O investimento em treinamentos desenvolve seus funcionários no sentido técnico e comportamental para gerarem os melhores resultados possíveis. Além disso, aumentam a satisfação deles com o trabalho e a empresa.

Isso acontece porque eles se sentem valorizados, e por isso tendem a aumentar seu compromisso com resultados e vontade de retribuir o investimento.

4. Deixe claras as metas e objetivos

A motivação está muito ligada ao fato de saber o porquê do trabalho. Isso significa que as metas e objetivos finais dos seus colaboradores devem estar claras. Além disso, esclareça também qual o papel de cada um no atingimento daqueles resultados.

Ao entender sua contribuição, há um aumento no sentimento de compromisso do funcionário com a empresa. Isso também gera um maior engajamento para atingir os resultados que são esperados do colaborador.

5. Escute seus colaboradores

Cada pessoa possui um perfil de trabalho diferente. Isso significa que a motivação de cada funcionário também vem de fontes distintas.

João pode se engajar mais quando percebe o reconhecimento do seu trabalho pelos colegas. Já a motivação de Maria pode vir do fato de ser desafiada e perceber seu crescimento.

Por isso é tão importante escutar e conhecer a sua equipe. Tente entender o perfil de cada um e as atitudes que mais promovem a motivação dos seus colaboradores. Isso não significa que você precisa criar uma estratégia para cada um deles, porém é importante descobrir qual intervenção é mais efetiva para a maioria.

Além de entender o lado pessoal dos seus funcionários, escutar sua equipe faz com que você entenda suas necessidades reais. Ou seja, você pode compreender o que está faltando para que eles produzam com mais qualidade.

Isso faz com que sua intervenção seja mais assertiva e pontual, potencializando o engajamento e motivação dos seus colaboradores.

6. Fique atento ao clima

Conflitos ou sentimentos de desamparo levam os colaboradores a não se engajarem em suas tarefas. É por isso que o bom relacionamento (tanto com os colegas quanto com os gestores), é essencial para manter a motivação no ambiente de trabalho.

Assegure-se de que as relações se baseiem na colaboração ao invés da competição. Além disso, atue como mediador dos conflitos assim que eles surgirem. Essa atitude tornará sua empresa um lugar agradável para se trabalhar.

7. Estimule o feedback

O feedback tem a função de comunicar aos membros de uma empresa sobre o seu desempenho. Ou seja, ele mostra para o colaborador se ele está no caminho certo para atingir seus objetivos. Isso porque nem sempre as pessoas conseguem perceber seus acertos e falhas, dificultando a correção de suas limitações.

Saiba dar e receber um feedback. Promova também um ambiente no qual os seus funcionários se sintam confortáveis com esse retorno sobre o seu desempenho. Com isso, todos terão mais consciência das suas ações, se sentindo mais confiantes para buscar os resultados esperados.

Seguindo essas dicas simples, você aumenta a motivação no ambiente de trabalho da sua empresa. Isso gera mais produtividade e melhora sua competitividade no mercado.

Gostou do post? Se quiser desenvolver ainda mais suas capacidades de liderança, continue conosco e leia nosso artigo sobre as características de um líder!