Muitos gestores ainda pensam na figura do contador como aquele profissional escondido nas sombras, com vários papéis e calculadoras a sua volta. Existe até mesmo um misticismo em relação aos profissionais dessa área. Acontece que não é bem assim: o profissional de contabilidade é fundamental para vários setores de uma empresa.

É preciso considerar, por exemplo, o papel e a importância do contador para o departamento pessoal de um negócio. Na verdade, ambos os setores trabalham em parceria, pois os dados gerados por um complementam os do outro. Quando unidos, podem fazer um trabalho muito mais coeso e produtivo.

O contador pode ajudar o departamento pessoal em questões como contratação e demissão de profissionais, cálculo de adicionais de horas extras, benefícios e até acertos realizados entre a empresa e o profissional. Essas informações são necessárias não só no nível operacional, mas também em nível estratégico, na tomada de decisão.

Neste post, vamos falar um pouco mais sobre a importância do setor contábil de uma empresa para o bom desenvolvimento do RH, bem como maneiras inteligentes para integrar os dois setores. Vamos conferir?

Afinal, qual a importância do contador para o departamento pessoal?

Como vimos, são inúmeros os processos e atividades em que o RH e o setor contábil andam de mãos dadas. Por isso, é preciso que esses dois departamentos sejam integrados, não só do ponto de vista operacional, mas também em relação ao banco de dados utilizado por eles.

É importante que o nosso leitor visualize como esses dois setores são fundamentais um para o outro e, por esse motivo, resolvemos mostrar algumas das situações em que a união entre o contador, seja ele interno ou terceirizado, e o departamento pessoal pode fazer toda a diferença na sua empresa. 

Processos de contratação e demissão

Em primeiro lugar, é preciso considerar que o contador assume uma importância vital nos processos de contratação e demissão. Afinal, são inúmeros os lançamentos que precisam ser realizados durante esse momento, não é verdade?

No caso da demissão, por exemplo, é preciso contabilizar o 13º do colaborador, as férias proporcionais e todos os benefícios previdenciários que são devidos pela empresa, por exemplo. Sem o contador, nada disso é feito de maneira consistente.

Cálculo de benefícios

Outra função do contador que possui relação direta com o RH é o cálculo dos benefícios do trabalhador. Claro, podemos citar o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo e Serviço) como um dos principais, mas existem outros, evidentemente.

Podemos citar todos os auxílios que são devidos para um colaborador, como o adicional noturno, o auxílio-creche, o 13º salário, entre muitos outros. Somente um profissional qualificado pode contabilizar todos esses pontos da melhor maneira possível.

Acompanhamento de horas extras

Resolvemos separar esse ponto em especial porque as horas extras costumam gerar muita confusão para os gestores. O fato é que a computação é facilitada com a ajuda de um profissional da área contábil e da tecnologia.

Ele pode ajudar não só na parte burocrática, que é a inserção das horas no sistema integrado utilizado na empresa, como também de maneira estratégica, dizendo se o negócio está abusando desse tipo de prática.

Como integrar o departamento pessoal e a contabilidade?

Como vimos, são muitas as atividades em que o departamento pessoal e a contabilidade andam de mãos dadas. A pergunta que resta é a seguinte: como fazer para integrar esses dois setores na minha empresa? Na verdade, essa tarefa é muito fácil, basta comprometimento da gestão.

O fato é que, com uma boa dose de tecnologia e com a definição de alguns processos e política interna, é possível garantir uma integração perfeita entre os dois departamentos. A seguir, resolvemos trazer algumas ações indispensáveis para que você consiga fazer isso. Vamos conferir?

Conte com o suporte da tecnologia

Em primeiro lugar, é importante falarmos sobre a importante do suporte da tecnologia durante esse processo de união. É o caso do FolhaCerta, capaz de integrar todos os dados em um só ponto, o que garante informações sempre atualizadas e completas para ambos os setores.

O FolhaCerta cuida do ponto eletrônico, da escala de trabalho, das férias e recessos, do banco de horas, entre muitas outras coisas. Além disso, é um sistema muito fácil de ser utilizado, podendo ser facilmente acessado pelo gestor, pelo departamento de RH e pelo profissional da área contábil.

Estimule a cultura da colaboração

Podemos usar a tecnologia e contar com processos internos unificados, mas também é fundamental estimular a cultura da colaboração na sua empresa. Os profissionais de ambos os setores precisam saber que, juntos, podem conseguir resultados muito melhores e mais precisos.

É por isso que o gestor deve agir como um verdadeiro líder para criar uma coesão entre os dois departamentos. Esse é um passo importante para desenvolver uma cultura pautada na colaboração.

Trabalhe com processos integrados

É fundamental que os processos que sejam relacionados entre o departamento pessoal e o contador sejam integrados. Como vimos, o uso da tecnologia é uma forma de fazer isso, mas é preciso dar um passo a mais: a própria rotina da empresa precisa ter esse direcionamento.

Elaboração de relatórios conjuntos, reuniões entre times e a definição de como os processos vão ocorrer, por exemplo, são uma excelente maneira para trabalhar nesse ponto e garantir a união.

Em resumo, você deve ter percebido não só a importância do contador para o departamento pessoal, mas também como esses dois setores devem ser integrados para garantir os melhores resultados, certo? É dessa forma que você vai montar uma estrutura organizacional mais coesa.

Certamente, a tecnologia assume um papel vital, mas, como vimos, é preciso ir além! Organizar a rotina operacional do negócio e trabalhar em uma cultura voltada para a colaboração podem fazer total diferença. Então esqueça o velho misticismo que existe em relação ao profissional contábil e integre agora mesmo o setor.

Gostou do nosso post sobre a importância do contador para o departamento pessoal? Ficou interessado em saber mais sobre o FolhaCerta? Então acesse o nosso site e confira tudo o que precisa saber sobre a nossa ferramenta!