Se você deseja ser um grande líder, precisa ficar atento a uma série de questões relacionadas a sua linguagem corporal. Isso mesmo, seu corpo também fala, e a maneira como ele se expressa diz muito sobre a sua personalidade. 

A frequência com que você olha nos olhos das pessoas, a forma como se senta para uma reunião ou como você deixa a sua postura revelam mais do que as palavras são capazes de dizer.

Albert Mehrabian, pioneiro em estudos sobre linguagem corporal, revelou que apenas 7% da nossa comunicação é verbal, por meio de palavras, enquanto 38% é vocal, o que inclui tom de voz, volume, velocidade e ritmo da fala. O restante de 55% está relacionado à comunicação não-verbal, que diz respeito a postura, gestos e expressões faciais, ou seja, a nossa linguagem corporal.

Vamos falar agora de 7 formas da linguagem corporal e como elas podem ajudar você a se posicionar como um bom líder. Acompanhe!

1. Fique atento ao tom de voz e fale baixo

Seu tom de voz deve ser constantemente observado. Pessoas com voz aguda e que falam alto passam a impressão de que são nervosas e tendem a transmitir a imagem de descontrole emocional. Segure seu tom de voz e será visto como alguém estável e confiável.

Você pode também exercitar as cordas vocais para que a sua fala seja a mais clara possível. Se você tiver alguma distorção na dicção, é indicado procurar ajuda de um fonoaudiólogo. Lembre-se: sua voz também faz parte da imagem de líder.

2. Cumprimente com apertos de mãos firmes

É muito comum nos cumprimentarmos com apertos de mãos ao sermos apresentados a outras pessoas ou receber clientes e funcionários.

Fique alerta! Esse gesto pode revelar submissão, dominância ou igualdade, dependendo apenas de como você posiciona as mãos e a força que usa. Procure cumprimentar as pessoas com um toque positivo e amigável.

O aperto de mão mais favorável para um líder é aquele que passa igualdade. Coloque suas mãos firmes na vertical, revelando-se disponível para diálogos sem intimidar seu interlocutor.

3. Esteja disponível para ouvir os outros

Tão importante quanto ouvir as pessoas é fazê-las perceber que você também as ouve. Dessa forma, evite conferir mensagens ou e-mails enquanto os outros falam. Concentre-se no que eles têm a dizer, olhando-os diretamente.

Você também pode se inclinar levemente na direção ao seu interlocutor e dar sinais positivos com a cabeça para mostrar que está atento às informações que ele traz.

4. Ocupe bem o espaço

Em uma reunião com vários colaboradores, fique de pé para falar com a equipe usando uma postura ereta, cabeça erguida e ombros para trás, transmitindo confiança.

Trabalhe na expansão da sua postura deixando os pés separados e os joelhos relaxados. Utilize as mãos para acompanhar o seu discurso e fazer com que as pessoas prestem atenção no que você está dizendo.

5. Sorria sempre que a ocasião permitir

É bem provável que você já tenha ouvido a frase: “o sorriso abre portas”. E ela está correta!

O sorriso reduz o estresse, aproxima as pessoas e ainda demonstra que você é um profissional acessível, o que facilita o seu relacionamento com funcionários e clientes.

No entanto, é preciso ter cuidado com os excessos. Alguns especialistas em linguagem corporal afirmam que exagerar também pode ser um sinal de insegurança. Portanto, mantenha uma postura adequada e sorria quando a ocasião permitir, de maneira espontânea e verdadeira.

6. Use as mãos para dar o tom do discurso

A boa comunicação é muito importante para qualquer líder. Gesticular enquanto discursa pode auxiliá-lo a formar raciocínios mais claros e a formular frases mais fáceis de serem compreendidas por seus interlocutores.

Prefira gestos abertos, sempre abaixo da linha do queixo. E saiba que, ao mostrar as palmas das suas mãos, você revela que não tem nada a esconder, transmitindo credibilidade e sinceridade.

7. Cuide da sua postura

Jamais afunde seu peso todo na cadeira, principalmente quando precisa se sentar junto a alguém. Mantenha sua postura adequada, com os ombros erguidos, pés firmes no chão e a coluna ereta.

Em uma reunião, é importante ser visto e manter-se em destaque. Cuide também para deixar as pernas e os braços descruzados para não transmitir ideia de defesa ou desinteresse.

Aprenda a desenvolver a sua linguagem corporal

Se você tem dificuldades para controlar ou desenvolver uma linguagem corporal adequada, já sabe que precisará se dedicar um pouco mais que outros líderes. E a boa notícia é que existem atividades que podem auxiliá-lo nessa missão.

Pode parecer estranho à primeira vista, mas dança e teatro oferecem consciência corporal e trazem outros benefícios, como o estímulo à memória, já que você terá que decorar passos da dança ou falas.

Outra opção é praticar esportes mais conectados à natureza. Em contato com o meio ambiente, você se sentirá mais à vontade para demonstrar seus sentimentos e deixar o corpo se expressar de forma natural, sem a pressão dos grandes centros.

Filmes e séries sobre liderança também podem ajudar você, tanto na linguagem corporal quanto na oral.

Saiba quais atitudes você deve evitar

Para você desenvolver uma boa linguagem corporal, é importante ter conhecimentos sobre o que não se deve fazer também. Confira a seguir atitudes que devem ser evitadas para evitar más impressões:

Modere as gargalhadas

Gargalhar é para a hora do intervalo ou fora do horário de expediente. O líder que se excede em gargalhadas diante da sua equipe dificilmente será levado a sério.

Mãos e dedos

Evite ficar mexendo nos dedos, pois isso pode demonstrar sua ansiedade. O ideal é manter as mãos ao lado do corpo de forma natural.

Relógio

Quando você olha o relógio no meio de uma conversa, dá a impressão de que está com pressa e que aquele papo não é importante para você. No ambiente de trabalho, principalmente, esse comportamento derruba a sua imagem, dando a impressão de o encontro está cansativo.

Falar de costas

Evite falar de costas para qualquer pessoa, principalmente para um funcionário. Durante um treinamento de equipe, por exemplo, mesmo que tenha que exibir filmes e imagens, procure uma posição de meio termo entre a tela e o público.

Vimos aqui sobre a importância da linguagem corporal para os líderes. Seguindo essas dicas, você pode transmitir mais confiança, credibilidade e otimismo aos seus colaboradores, o que é fundamental para o sucesso e crescimento da sua empresa também.

Se você gostou deste artigo sobre linguagem corporal, confira agora outras características que todo líder de sucesso precisa desenvolver.