A era digital chegou a todos os ambientes, impactando o mundo corporativo e os processos de recrutamento e seleção. Hoje, a tecnologia no RH assume um papel fundamental na corrida pelos melhores resultados, possibilitando a abertura de uma vantagem competitiva sobre os concorrentes.

As atividades do setor podem e devem ser desenvolvidas com mais agilidade e autonomia, para que os gestores do departamento de recursos humanos possam dedicar mais tempo às ações de atração e retenção de talentos — utilizando o capital humano da empresa como principal recurso no sucesso do negócio.

Entenda, no artigo de hoje, como isso pode acontecer, quais as vantagens e como escolher o software ideal para ajudar em seu trabalho!

Como a tecnologia no RH pode se tornar um diferencial competitivo

A tecnologia no RH é um recurso que se associa diretamente a setores estratégicos e inovadores. Uma vez que ocorre a quebra da maneira tradicional de realizar os processos, adquirindo sistemas inteligentes e funcionais, há um melhor aproveitando do capital humano.

Os colaboradores de uma empresa são os responsáveis pelo sucesso da organização e, por esse motivo, é muito importante que a entidade apresente um diferencial competitivo para atrair os melhores talentos disponíveis no mercado.

Quando utiliza um software para o acompanhamento das rotinas do departamento, otimização dos processos seletivos e ações que visam a melhoria do clima organizacional, a companhia se destaca no mercado e desperta o interesse nesse perfil profissional. As soluções buscadas devem ser inteligentes e auxiliar no recrutamento, retenção, motivação e engajamento, da forma menos burocrática e mais eficaz possível.

Quais as vantagens da implementação de alternativas tecnológicas

Para que você entenda um pouco melhor o papel da tecnologia no diferencial competitivo da empresa, separamos algumas vantagens da implementação desses sistemas. Confira!

Análise de dados

Os avanços da tecnologia no RH trouxeram sistemas capazes de realizar mapeamentos comportamentais com mais eficiência. Isso significa que a empresa consegue analisar o comportamento do candidato, de modo a reconhecer aqueles que estão mais alinhados às expectativas da organização.

Dessa forma, aumentam as chances de selecionar os profissionais com maior identificação às políticas e cultura da empresa —  um dos fatores determinantes para uma contratação de sucesso. Quanto mais engajado aos valores da organização, a tendência é que o colaborador seja mais produtivo e permaneça mais tempo no emprego: pontos indispensáveis quando o assunto é competitividade.

Tudo isso é possível graças à análise de dados. Ferramentas como o People Analytics proporcionam um embasamento que vai desde o período de seleção até o desenvolvimento e treinamento dos colaboradores, relacionando as competências individuais e coletivas às necessidades da empresa. Assim, a entidade consegue se desenvolver de maneira sustentável, uma vez que, com os melhores profissionais, é possível manter-se em constante progresso.

Powered by Rock Convert

Redução de erros humanos

A otimização dos processos proporcionada pela tecnologia também ajuda na redução dos erros humanos dentro da rotina do RH, criando um ciclo produtivo. Quando o departamento consegue perceber as falhas e consertá-las com maior rapidez, o gestor desse setor perde menos tempo alinhando informações, fazendo correções e com o retrabalho. Dessa forma, é possível manter o foco em encontrar soluções estratégicas para a empresa.

Além disso, erros nas atividades rotineiras podem penalizar a organização com ações trabalhistas. E falhas burocráticas em cálculos de rescisão, férias, décimo terceiro, horas extras ou, até mesmo, uma confusão no calendário podem trazer prejuízos financeiros. Utilizando um bom software, dificilmente perde-se o controle sobre essas questões.

Comunicação efetiva

Se o segredo para que a empresa se mantenha competitiva no mercado são os seus funcionários, então, todas as ações que promovam o engajamento são necessárias — e a comunicação é um elemento de extrema relevância nessa jornada. Uma equipe de alta performance sabe o momento atual em que a empresa se encontra, seus objetivos futuros e qual o papel individual e coletivo no alcance dessas metas. E a melhor maneira de isso acontecer é manter os colaboradores sempre informados.

Além de reuniões periódicas, a tecnologia é uma importante aliada nesse processo. Isso porque as informações e notícias sobre a empresa podem ser repassadas por meio do sistema interno da organização.

Os avanços na área permitem, inclusive, que a empresa tenha a sua própria rede social, em que é possível, até mesmo, interagir com as publicações, como acontece com o Facebook. Você também pode observar e descobrir as demandas das equipes, e dessa forma, buscar por ações que as deixem cada vez mais motivados.

Controle de gastos

Uma empresa bem-sucedida financeiramente é aquela que consegue pleno equilíbrio entre os lucros e as despesas. Controlar os gastos, além de fundamental, é o sonho de todo empreendedor. Entretanto, é preciso muita destreza para não eliminar o que, na verdade, é investimento — e acabar prejudicando os resultados. É aí que entra o papel dos sistemas: eles ajudam a gerenciar as planilhas de custos em diferentes áreas de organização, inclusive o RH.

Assim, é possível ter uma visão panorâmica de tudo o que acontece no setor e identificar em que processos os gastos podem ser menores, sem influenciar nas questões fundamentais, como contratações ou lucratividade.

Qual a importância de utilizar o software certo

Ao otimizar processos e escolher um sistema que auxilie na automação, é de extrema importância que o software esteja integrado com as normas trabalhistas. Isso porque você vai lidar com marcação de ponto, solicitação de férias, controle de banco de horas e, o mais importante, se adequar ao eSocial.

O eSocial é uma medida obrigatória do Governo que exige a transmissão de informações sobre os colaboradores referentes às obrigações fiscais, trabalhistas e previdenciárias das empresas em relação aos contratados. O processo não pode apresentar furos, ou a empresa corre um sério risco de sofrer com as ações trabalhistas.

Se você está convencido de que aplicar a tecnologia no RH por meio do uso de ferramentas que otimizam e automatizam os processos é o caminho para uma atuação que acrescente nos resultados da sua empresa, não deixe de conhecer o aplicativo FolhaCerta!

Entre em contato conosco, conheça nossas vantagens e esteja seguro quanto ao cumprimento da legislação. Esperamos por você!