O turnover nas empresas pode ser definido como o índice de rotatividade dos colaboradores, ou seja, qual a porcentagem relacionada entre contratações e demissões — sejam elas voluntárias ou não. Quando essa taxa é muito elevada, prejudica os resultados e a imagem da organização.

A tendência é que a produtividade caia, os clientes estranhem a constante troca de pessoal e os talentos disponíveis no mercado percam o interesse em se candidatar às vagas abertas.

Para que você não caia nessa cilada, o artigo de hoje tem como objetivo falar um pouco mais sobre os impactos causados por esse problema, sobre os benefícios obtidos ao reduzi-lo e de propor 6 valiosas dicas para normalizar a situação. Confira!

Saiba qual é impacto do turnover nas empresas

O turnover nas empresas é um índice que interfere no orçamento e na rotina da organização. Quando um talento é perdido, com ele se vai todo o conhecimento adquirido. É necessário, então, que um novo processo seletivo seja aberto. A rotina do departamento fica comprometida com a falta do colaborador, pois o restante da equipe pode ficar sobrecarregado, o clima organizacional é abalado e é possível que a produtividade caia. Além disso, esse processo gera certos custos para a organização, sendo eles:

  • custos primários: relacionados ao desligamento, como o pagamento da rescisão, e aos processos de novas contratações, como treinamentos;
  • secundários: relacionados às perdas na produtividade;
  • terciários: os reflexos que as possíveis quedas na qualidade podem provocar.

Como você pôde perceber, controlar o turnover é mais que necessário para proteger a empresa tanto em relação ao impacto emocional quanto econômico.

Conheça 6 dicas para diminuir o turnover

Uma das apostas certeiras de empresas que conseguem manter os índices em níveis satisfatórios é apostar na retenção de talentos. Veja agora em 6 dicas para que você também consiga colocar essa ideia em prática.

1. Crie uma política de benefícios competitiva

Foi-se o tempo em que o salário era o único fator relevante de uma corporação. Para atrair e reter um talento atualmente é necessário criar uma política de benefícios atrativa e competitiva. Se você anda perdendo muitos colaboradores, é provável que a concorrência esteja oferecendo algo novo.

A recomendação é fazer pesquisas em sites como o LoveMondays a fim de avaliar o mercado e investigar as vagas de emprego ofertadas. Com base nessas e em outras informações, a empresa deve definir uma remuneração justa e estratégica, indo além do plano de saúde e do vale-alimentação.

2. Reconheça os talentos da empresa

Quem faz um bom trabalho sabe da sua capacidade e gosta de ser reconhecido. Quando esse retorno não existe, o colaborador fica frustrado e começa a procurar por uma empresa que acredita, identifica e afirma esse potencial por meio de políticas de feedback ou sistemas de recompensas. Um simples elogio pode fazer toda a diferença. Se você considera o índice de turnover da sua empresa muito elevado, reveja se não estão faltando algumas atitudes simples no dia a dia.

3. Desenvolva um plano de carreira

Planos de carreira individuais e coletivos devem ser vistos como elementos básicos dentro das empresas. Quando um novo colaborador inicia suas atividades sabendo que pode ir além, identifica uma grande chance para o seu futuro profissional. Assim, passa a se dedicar nas tarefas realizadas e perde o interesse pela busca de outros locais de trabalho. Afinal, ele sabe que poderá ser recompensado.

Ao estimular um ambiente desafiador, a empresa motiva esses colaboradores a crescer juntos com ela. Dessa forma, consegue compor equipes de alto desempenho que estejam comprometidas com suas funções e com a organização como um todo.

4. Proporcione um ambiente de trabalho agradável

Nem só de gratificação financeira e elogios vive um ambiente de trabalho agradável. É preciso que o local tenha o mínimo de conforto e seja propício para as interações sociais, em que os colaboradores tenham prazer em estar dentro da empresa.

Alguns exemplos são manter um bom diálogo interno entre gestores e equipes, temperatura agradável, iluminação em dia, móveis ergonômicos e outras atitudes que promovam a saúde e o bem-estar no ambiente de trabalho. Também procure não negligenciar os momentos de confraternização, a ginástica laboral e as datas comemorativas. 

5. Aprimore o processo seletivo

Compor uma equipe engajada e leal à companhia começa no processo seletivo. Quanto mais estratégicas forem as ferramentas utilizadas no recrutamento, maiores serão as chances de atingir esse objetivo. Atualmente existem diversas ferramentas disponíveis no mercado para tornar esses processos mais criteriosos e eficientes.

Automatizar essa tarefa aumenta as possibilidades de acerto, diminui os custos e agiliza o tempo entre a seleção e a contratação, deixando a vaga desocupada por menos tempo e reduzindo, consequentemente, os impactos negativos na produtividade.

6. Invista no treinamento dos seus funcionários

Quando atrelada a outras sugestões presentes neste texto, como o plano de carreira, essa ação faz com que o funcionário perceba que a organização realmente está interessada no seu crescimento e vê a evolução da sua carreira dentro da empresa como uma possibilidade real e tangível.

A capacitação das equipes sempre vai ser uma forma de potencializar a qualidade dos produtos desenvolvidos e serviços prestados pela empresa e os resultados podem ser percebidos quase que imediatamente, já que é possível aplicar algumas mudanças durante os treinamentos.

Entenda quais são os benefícios de reduzir a rotatividade de colaboradores

Se os impactos negativos do turnover podem ser sentidos no bolso e na imagem do negócio, diminuindo a rotatividade é possível que esses problemas sejam facilmente contornados e que gerem bons resultados rapidamente. Adotar ações que reduzam esses índices podem trazer diversas vantagens, como a retenção de talentos, a economia de recursos e a melhoria do clima organizacional.

As medidas para a redução do turnover nas empresas aqui sugeridas fazem com que o colaborador entenda que a entrega de resultados é fundamental para o seu crescimento dentro da organização. Os dois lados saem ganhando, portanto, não perca tempo e coloque-as em prática o quanto antes.

Quer continuar recebendo informações importantes para o RH? Siga nosso perfil no Facebook, LinkedIn ou Twitter e saiba quando novos conteúdos forem publicados!