Exercer bem um trabalho em gestão de pessoas inclui entender que a maioria dos problemas enfrentados é fruto de deficiências em procedimentos simples e corriqueiros, como o controle de ponto. Isso explica por que o registro de ponto de colaboradores em uma empresa é um processo que está constantemente sendo aprimorado, à medida que a tecnologia avança.

Desde que o registro de ponto era efetuado por um funcionário em um Livro Ponto, muita coisa no mundo já mudou em termos de tecnologia e influenciou como as empresas realizam essa função.

O controle de ponto passou por muitas etapas evolutivas até chegar no controle de ponto por aplicativo. Passando pelo uso de máquinas que carimbavam data e horário até o reconhecimento facial, que pode ser feito por um aplicativo especializado em qualquer lugar.

Mas, afinal, quais os benefícios concretos desse tipo de sistema? Decidimos listar para você as quatro vantagens que precisa saber sobre o controle de ponto por aplicativo. Vamos a elas!

1. Redução de riscos

Ao utilizar um sistema de registro controlado por aplicativo, a empresa conta com vários benefícios em relação à segurança. Por se tratar de um sistema digital, procedimentos, que poderiam resultar em erros humanos, são automatizados, assegurando a confiabilidade dos dados.

Essa questão é de extrema importância já que coletar e guardar os dados sobre a jornada de trabalho dos funcionários é uma responsabilidade legal das empresas. Assim, o uso de uma rede automática e precisa para registro de ponto pode fazer toda diferença para evitar problemas como processos trabalhistas.

O controle de ponto por aplicativo ainda conta com um sistema de armazenamento em nuvem desses dados, o que torna mais seguro e prático o acesso ao banco de horas.

2. Facilidade de usar

O sistema por aplicativo viabiliza o cadastro e o registro de ponto por procedimentos extremamente simples e intuitivos. Os próprios colaboradores podem instalá-lo em seus celulares e registrar cada entrada e saída do trabalho.

Ademais, o aplicativo oferece a facilidade de poder ser integrado a sistemas comuns de relógios eletrônicos de ponto e de folha de pagamento, já presentes no mercado.

3. Mobilidade

Um dos maiores benefícios do uso do aplicativo para controle de ponto é a possibilidade de acessá-lo de qualquer lugar. Para realizar o monitoramento, o gerente pode operar o aplicativo de qualquer dispositivo móvel, como smartphone ou tablet, desde que haja internet disponível.

4. Controle de Horas

Da mesma forma que o gerente pode acessar de lugares remotos, esse método permite que colaboradores trabalhando fora da empresa ainda possam registrar com precisão suas jornadas de trabalho.

Isso é possível por meio do uso da geolocalização, disponível em praticamente todo dispositivo móvel que acessa internet. Assim, é possível ter mais eficiência em administrar jornadas de trabalho inconvencionais, como home office ou de horários flexíveis.

Como vimos, se uma empresa quer contar com segurança e agilidade em registrar a jornada de trabalho dos colaboradores, é fundamental garantir um controle de ponto por aplicativo. O FolhaCerta conta com um aplicativo completo para garantir a eficiência dessa função.

Se interessou pela solução em RH? Entre em contato com a gente agora e descubra mais vantagens do nosso aplicativo especializado.