Cláudia é gerente em uma fábrica de calçados que está em plena ascensão e crescimento no mercado, conseguindo até mesmo contratos internacionais. Ela herdou o negócio do seu pai, que o fundou há mais de 20 anos e agora resolveu se aposentar, repassando à filha todas as suas atividades na empresa familiar.

O problema é que Cláudia, apesar de ser formada em administração de empresas, tem pouco conhecimento prático em gestão. Entre as suas dúvidas está o papel da missão, visão e valores da organização, bem como as formas existentes para alinhá-la com os colaboradores.

Para resolver essas questões, Cláudia contratou Maurício, um consultor de negócios. Em sua primeira reunião com o novo parceiro, a empresária fez uma série de questionamentos que foram esclarecidos por ele. Veja as perguntas e respostas nos tópicos a seguir!

Por que é importante que as empresas tenham diretrizes organizacionais bem definidas?

A missão, visão e valores de uma empresa fazem parte de um conjunto que é chamado por alguns teóricos da administração como diretrizes organizacionais. Tratam-se de regras e normativas que devem ser seguidas para que a organização consiga ter uma postura estratégica clara, além de formar uma boa cultura organizacional.

As diretrizes organizacionais, dentro desse contexto, servem para estabelecer uma direção geral para o desenvolvimento e para a administração de seus vários negócios, serviços e produtos.

É com base na postura estratégica gerada por essas diretrizes que a empresa pode desenvolver um planejamento adequado, utilizando de ferramentas como a matriz SWOT. Isso justifica a relevância de ter essas políticas bem definidas.

O que são a missão, a visão e valores de uma empresa?

As pessoas costumam fazer muita confusão entre missão, visão e valores. Alguns empresários pensam que todos se tratam da mesma coisa e que são apenas frases aleatórias que devem ser feitas para constar no site ou em uma placa na empresa. Essas diretrizes vão muito além disso e são relevantes para diversas áreas da organização. Por isso, é extremamente importante saber exatamente o que cada um desses termos significa. As definições são as listadas a seguir!

Missão

A missão de uma empresa precisa responder a uma série de perguntas:

  • o que é o negócio;
  • o que o negócio pretende oferecer em produtos e serviços para os seus clientes;
  • para quem esses produtos e serviços são oferecidos;
  • quais são os objetivos da empresa ao oferecê-los;
  • onde a organização está presente e
  • qual é a responsabilidade social da empresa para alcançar a sua visão.

Visão

A visão, ao contrário da missão, deve responder a uma única pergunta: onde a empresa quer chegar? Assim, a visão da empresa deve descrever o negócio e o desafio estratégico que ela busca. Pode-se traçar visões específicas para períodos determinados, como o que se objetiva daqui a 5 anos, 10 anos, 15 anos etc.

Powered by Rock Convert

Valores

Os valores nada mais são do que diretrizes éticas e morais que uma organização possui. Eles devem servir como base para o desenvolvimento da missão e da visão, bem como da cultura organizacional como um todo.

Qual é a relevância da missão, visão e valores para os colaboradores da organização?

A missão, a visão e os valores, conforme destacamos, devem guiar o trabalho dos colaboradores de uma organização. Assim, todos devem seguir as mesmas diretrizes, em prol de um objetivo em comum. No caso da empresa de calçados de Cláudia, um dos tópicos da missão é desenvolver um produto de qualidade para o cliente. Nesse caso, a costureira, o operador de máquinas, o líder de setor e ela, a gerente geral, devem realizar os seus trabalhos de forma que isso se concretize.

As empresas funcionam como uma máquina, se uma peça para, tudo para. Então, para que as diretrizes sejam corretamente cumpridas, elas precisam ser de conhecimento de todos que fazem parte da organização, independentemente do seu grau na hierarquia da empresa.

Como divulgar e alinhar as diretrizes organizacionais com os colaboradores?

Entendido sobre a relevância da missão, da visão e dos valores para a empresa, é fundamental buscar meios para que eles sejam alinhados com todos os colaboradores. Para isso, podem ser seguidas algumas estratégias. Veja exemplos, na sequência!

Invista tempo na elaboração

É preciso elaborar as diretrizes organizacionais de uma empresa com tempo. Não se trata de simplesmente formular frases, elas precisam ter embasamento na cultura da empresa, no que a organização acredita, no que os públicos pensam da empresa etc. Trata-se de um trabalho em que se deve realizar pesquisas, estudar o histórico da organização, conversar com os gestores e funcionários, entre outras ações que ajudem a conhecer o negócio como ele realmente é.

Revise sempre que possível

As diretrizes organizacionais não são imutáveis, pelo contrário, a empresa é vista como um organismo vivo. Isso quer dizer que, assim como as pessoas e animais, ela nasce, se desenvolve, passa por modificações no comportamento etc. Se a visão da empresa de Cláudia era ser líder no ramo calçadista em seu Estado em 5 anos, mas ela cumpriu isso em 3, precisa modificar a diretriz. Uma nova visão pode ser formulada, como alcançar a liderança nacional em 5 anos, por exemplo.

Defina metas alcançáveis

De nada adianta elaborar diretrizes com metas que não possam ser cumpridas. Isso não significa que as metas devam ser fáceis, mas sim que é necessário definir a missão, a visão e os valores levando em consideração os riscos que a empresa corre. Os cenários político e econômico do país, por exemplo, afetam as organizações e precisam ser levados em consideração para o cumprimento de metas.

Mostre que o futuro da empresa depende deles

Deve-se conscientizar os colaboradores o seu papel como cumpridores das diretrizes organizacionais, atuando diretamente no futuro da empresa. Deve-se lembrar que todos saem ganhando se a empresa cresce, pois eles poderão ter um cargo melhor e salários maiores, caso isso aconteça.

Depois que contratou Maurício para prestar consultoria em sua empresa, Cláudia conseguiu compreender melhor o papel da missão, visão e valores na sua empresa. Agora, ela segue tudo à risca e tem colhido bons resultados. Que tal também colocar em prática esse conhecimento e alinhar as diretrizes organizacionais com os seus colaboradores?

Isso também faz com que a rotatividade diminua. Saiba mais sobre o assunto em nosso artigo que revela as 8 estratégias infalíveis para diminuir a rotatividade da empresa.