Renan é o diretor de uma empresa metalúrgica de médio porte e viu uma reportagem na televisão falando sobre a importância de se contratar pessoas com deficiência (PCD’s) para as empresas. Ele nunca tinha parado para pensar sobre o assunto e desde então começou a ver essa questão com outros olhos.

Porém, Renan não sabe ao certo como contratar pessoas com deficiência. Afinal, são poucas as informações sobre esse assunto.

Se você se identifica com Renan, e também quer saber mais sobre essa questão, está no lugar certo. Continue conosco e entenda! Boa leitura!

Por que as empresas precisam contratar pessoas com deficiência?

A legislação brasileira, por meio da Lei nº 8.213, prevê que as empresas com mais de 100 funcionários ofereçam cotas para deficientes.

Porém, esse não deve ser o único motivo para promover as contratações dessas pessoas. É preciso pensar além, não para apenas cumprir a legislação, mas sim por acreditar na inclusão e no fato de que eles são absolutamente capazes de realizar suas tarefas, como qualquer outra pessoa.

Como contratar pessoas com deficiência por meio da Lei das Cotas?

A Lei de Cotas determina que as empresas com mais de 100 funcionários contratem um número de deficientes que varia entre 2% e 5% do total de colaboradores. É possível basear-se na seguinte tabela:

  • de 100 a 200 funcionários: 2%;

  • de 201 a 500 funcionários: 3%;

  • de 501 a 1000 funcionários: 4%;

  • mais de 1001 funcionários: 5%.

Porém, conforme explicamos, apenas cumprir a cota não basta. Você precisa ter consciência sobre a inclusão social e o impacto que um emprego gera na vida dessas pessoas e como a sua empresa pode fazer parte disso.

As questões de cunho social, como contratar pessoa com deficiência, devem ir ao encontro com a cultura organizacional. Por isso, crie valores para que a sua empresa seja mais inclusiva.

Quais são as vantagens de contratar PCD’s?

A contratação de PCD’s gera uma série de vantagens para as empresas. Veja as principais delas!

Ser uma empresa mais inclusiva

A inclusão social reflete no quesito institucional da sua empresa. O público do seu negócio passará a ver a sua organização de uma maneira mais positiva.

Ter uma gestão mais humanizada

A contratação de pessoas com deficiência proporciona uma gestão mais humanizada na empresa, pois será necessário adaptar o meio para que os novos colaboradores se sintam bem. Isso gera melhorias para todos.

Powered by Rock Convert

Reforçar o espírito de equipe

Os PCD’s poderão ter limitações em algumas atividades que desenvolverão na empresa e isso é perfeitamente natural. No entanto, isso faz com que seja reforçado o espírito de equipe e a responsabilidade de ajudar uns aos outros.

Extinguir o preconceito

Muitas pessoas têm preconceito por puro desconhecimento. Depois de conviverem com PCD’s, a tendência é que sejam quebradas barreiras e isso gera melhorias na vida profissional e pessoal de todos os colaboradores, deficientes ou não.

Agora, assim como Renan, você já sabe como e por que contratar pessoas com deficiência. Por isso, não deixe de colocar isso em prática em sua empresa. Você verá como a experiência será agradável para todos.

Nosso artigo foi informativo para você? Então, complemente o seu conhecimento com a leitura deste post e veja como as recompensas e benefícios ajudam na motivação dos funcionários!