Controlar a jornada dos funcionários é uma tarefa muito desgastante para os profissionais de recursos humanos. Isso porque é um sistema trabalhoso e complexo: cada evento, como atrasos e horas extras, precisa ser registrado e exige muita atenção e conferência constante, deixando o processo muito demorado, pouco prático e passível de erros.

Uma boa alternativa para otimizar a gestão de jornada na sua empresa é a informatização de todo o processo. Para tanto, vamos entender neste artigo como fazer controle de ponto online. Acompanhe!

O que é o controle de ponto online?

Graças aos constantes avanços tecnológicos, hoje é possível fazer o controle da jornada de trabalho de uma empresa de forma totalmente automatizada. As informações podem ser acessadas a qualquer hora e de qualquer lugar, otimizando o trabalho dos gestores e reduzindo drasticamente as possibilidades de falhas no processo.

Hora de entrada e saída, adicionais noturnos, horas extras e todos os outros eventos inerentes à jornada são contabilizados automaticamente na nuvem. Assim, tudo fica bem mais prático e mais confiável, pois o sistema conta com uma inteligência de ponta e entrega em tempo real todas as interações que ocorrem no dia a dia.

O trabalhador pode marcar o ponto pelo seu próprio celular e, por meio do GPS, é possível saber sua localização no momento da marcação.

Todos os eventos rotineiros podem ser pré-programados, inclusive, alguns documentos, como atestados, podem ser incluídos no momento de uma justificativa de ausência. Isso deixa o trabalho muito mais eficiente.

Quais as principais vantagens do ponto eletrônico?

O registro de ponto eletrônico otimiza muito o trabalho do gestor e, também, o acesso à informação por parte do funcionário. A seguir, veja algumas das suas principais vantagens.

Facilidade de acesso

O controle de ponto online pode ser feito por meio de apps. Assim, permite ao gestor e ao trabalhador acompanhar a sua rotina de qualquer lugar. A plataforma ainda emite lembretes e alertas para os colaboradores respeitarem os horários de suas jornadas.

Com o sistema automatizado, o funcionário fica mais bem informado e tem mais consciência do andamento da sua rotina na empresa.

Powered by Rock Convert

Segurança

Uma das principais vantagens do software é a veracidade dos dados. Tanto a empresa como o colaborador contam com uma fonte confiável de informações caso precisem provar algum ponto em uma ação na justiça.

Custo-benefício

Outra grande vantagem é o custo-benefício do sistema. Ele não precisa de grandes servidores já que tudo é feito por meio de uma plataforma online. Ele também requer menos tempo dos profissionais de RH na sua administração, por ser um sistema automatizado, é facilmente implantado.

Facilidade de gestão

A análise da jornada de trabalho também fica muito mais fácil com a utilização do ponto eletrônico, já que todas as informações são processadas em tempo real no sistema. Assim, ficam bem organizadas e facilmente acessíveis.

As vantagens desse sistema beneficiam tanto os trabalhadores, que podem acompanhar sua jornada, banco de horas, faltas, atrasos e o que eles precisam melhorar, quanto os gestores, que podem controlar melhor tudo o que acontece com sua equipe na empresa.

Como implementar o controle de ponto online?

Para aderir ao ponto online, não é preciso adquirir nenhum equipamento. Tanto gestores quanto colaboradores podem instalar o aplicativo em seus smartphones. O sistema pode também trabalhar, de forma integrada com o relógio de ponto, caso a empresa já o tenha.

Portanto, basta que gestores e colaboradores acessem suas contas para fazerem a gestão da equipe e os registros de ponto. O perfil do gestor tem caráter administrativo, com total acesso às informações. Já o perfil dos colaboradores permite a marcação do ponto e o acompanhamento de suas rotinas individuais.

Hoje, é possível contar com plataformas criadas para o RH que contribuem para a eficácia da implementação da coleta de ponto online, além de englobarem outros benefícios, como gestão de banco de horas, programação de férias, entre outros. Um bom software de gestão de rotinas trabalhistas auxilia, de forma taxativa, a melhorar o desempenho da equipe!

Agora que você já sabe como fazer controle de ponto online, que tal conhecer um software de gestão que vai revolucionar a administração das rotinas trabalhistas na sua empresa? Entre em contato conosco!