Muito se diz sobre a responsabilidade social das empresas em promover as diferenças entre seus colaboradores. Entretanto, ainda não está muito claro para gestores e líderes por que incentivar a diversidade nas empresas traz benefícios práticos também para o crescimento da companhia e de sua produtividade.

Mas, afinal, o que é diversidade no ambiente empresarial e por que isso é tão importante? Continue a leitura e confira!

O que é diversidade nas empresas?

Afirmar que uma empresa valoriza a diversidade significa dizer que ela entende os benefícios das características que diferenciam uma pessoa da outra e que incentiva o acolhimento dessas diferenças.

A sociedade é formada por pessoas de diversas etnias, capacidades físicas, orientações sexuais, gêneros e outras distinções. Assim, é fundamental que uma empresa aceite e abrace essas diferenças tanto na contratação quanto na manutenção da boa convivência no ambiente de trabalho.

Por que se preocupar com diversidade na empresa?

Uma forma eficiente para entender a importância da diversidade na empresa é visualizando uma situação que infelizmente ainda é muito comum.

Imagine que um processo seletivo esteja em fase final, e o recrutador esteja conduzindo as entrevistas para se decidir entre os candidatos. Dentre os que serão entrevistados, existe uma candidata transgênero que se identifica como mulher e altamente qualificada para o emprego.

Se a instituição não contar com uma cultura organizacional que apoie a diversidade, é possível que o recrutador aja baseado em crenças individuais e não ministre a entrevista de forma adequada para avaliar corretamente se ela é a melhor opção disponível para a vaga.

Powered by Rock Convert

Esse tipo de cenário acarreta prejuízos de várias naturezas, de contratações mal realizadas à incapacidade em reter talentos.

Quais os principais motivos para apoiar a diversidade?

Como levantado acima, a importância em implantar a diversidade na cultura organizacional é de caráter competitivo. É fundamental que se estabeleça uma cultura de respeito e acolhimento para evitar problemas e trazer melhorias em pontos imprescindíveis do RH. Vamos aos principais!

Clima organizacional

Não há mais dúvidas sobre a relevância do clima organizacional para a otimização do desempenho dos colaboradores. Assim, ao respeitar e incentivar as diferenças na empresa, cria-se um ambiente de trabalho com valores de colaboração, essenciais para gerar melhores resultados ao trabalhar em equipe e diminuir os conflitos.

Retenção de talentos

Além do caso de contratações, como foi exemplificado, o apoio à diversidade nas empresas é essencial para reter talentos e diminuir o turnover. Ao influenciar positivamente no clima organizacional e na diminuição de conflitos no ambiente de trabalho, é possível para a empresa manter todos seus funcionários satisfeitos e motivados.

Imagem da empresa

Em relação ao marketing e imagem pública de uma marca ou organização, há poucas coisas atualmente que “pegam tão bem” quanto um empreendimento que incentiva a diversidade nas empresas.

Quais cuidados devem ser tomados?

É preciso que sua empresa saiba como proceder para se tornar um case de sucesso, como a KPMG, que conta em seu quadro de executivos com a Daniella Torres — a primeira executiva trans do Brasil.

O caso da Daniella Torres é um exemplo de como a empresa deve não apenas contratar, mas também trabalhar a diversidade junto aos seus colaboradores por meio de intervenções como palestras e treinamentos, para que o bom acolhimento de todos.

Agora você já sabe exatamente como a diversidade nas empresas é algo positivo para a sociedade e para as organizações. Continue adquirindo conhecimento, aprenda agora como é possível ter um RH estratégico na sua empresa!