Fernando está com um problema grave na empresa em que ele gerencia. Ele está percebendo que os seus funcionários estão pouco motivados, já não têm vontade de trabalhar e executar as tarefas da empresa como deveriam.

Isso está afetando não só os prazos das atividades, mas também comprometendo a qualidade dos produtos e serviços que são oferecidos aos clientes da organização. Pensando em resolver essa situação da forma mais rápida possível, Fernando teve uma ideia interessante.

O gestor leu um livro de endomarketing que falava sobre como as recompensas e benefícios podem contribuir para a motivação dos funcionários. Os resultados logo vieram e com o novo programa instaurado em sua empresa, Fernando viu os indicadores do seu negócio novamente crescerem.

Mas como o gestor conseguiu tudo isso? Afinal, por que a motivação ajuda na produtividade e retenção de funcionários? Como as recompensas ajudam a desenvolver a motivação e que recompensas podem ser oferecidas? Encontre respostas para essas perguntas nos tópicos a seguir!

Por que a motivação é fator fundamental para retenção e produtividade dos colaboradores?

Se você já estudou administração ou gestão de pessoas, é bem provável que já tenha ouvido falar na pirâmide de Maslow, não é mesmo? Essa teoria, desenvolvida pelo psicólogo americano Abraham Maslow, classifica as necessidades do ser humano em hierarquias.

Segundo Maslow, as necessidades que um ser humano tem para alcançar a realização pessoal formam uma hierarquia na seguinte ordem: fisiológicas, de segurança, relacionamento, estima e realização.

Ao aplicar essa teoria no meio empresarial, podemos dizer que as pessoas se sentem realizadas apenas quando alcançam todos os níveis da hierarquia de Maslow. Para alcançar a realização pessoal na empresa, portanto, é preciso que os colaboradores sejam motivados de diversas formas.

Desse modo, podemos compreender a motivação como um fator fundamental para a retenção e a produtividade dos colaboradores em uma empresa. Afinal, somente assim eles se sentirão valorizados e retribuirão esse reconhecimento em forma de um trabalho de mais qualidade.

Como as recompensas e benefícios ajudam na motivação dos funcionários?

Todos gostam de ganhar bem e é óbvio que os salários atrativos são um dos motivos que fazem com que os colaboradores se sintam motivados a permanecer em uma empresa. Porém, apenas isso não é suficiente para garantir a plena realização pessoal dos profissionais.

Quando um empreendimento se preocupa em oferecer benefícios e recompensas pelo trabalho realizado pelos funcionários, eles se sentem reconhecidos e valorizados. A ideia é fazer com que a organização transpareça a sua preocupação com o seu capital humano.

Com as recompensas e benefícios, portanto, os colaboradores se sentirão estimados e valorizados Isso tudo faz com que haja motivação constante no time, o qual responderá positivamente aos estímulos recebidos.

Para que os colaboradores recebam recompensas podem ser criados também os programas de metas. Assim, se os vendedores conquistarem um número X de clientes em determinado período, por exemplo, podem ser premiados com um bônus em dinheiro ou uma viagem. Isso fará com que eles se sintam motivados a correr atrás de mais resultados positivos em seu trabalho.

O mesmo pode ser aplicado a todas as áreas da empresa e não apenas com o time de vendas, que foi apenas um exemplo citado.

Quais são as principais recompensas e benefícios que podem ser oferecidos pelas empresas?

Os benefícios e recompensas que podem ser oferecidos pelas empresas são diversos e não precisam necessariamente serem bônus em dinheiro. Outras modalidades podem ser aplicadas, sem onerar gastos muito elevados para a organização. A seguir, veja algumas ideias que você pode colocar em prática!

Flexibilidade de horários

Em algumas empresas é possível que os horários de trabalho sejam mais flexíveis, sem necessariamente seguir o comercial. Assim, os colaboradores poderão adaptar a sua rotina da forma que lhes for mais conveniente.

Um estudante que faz faculdade no período da tarde, por exemplo, pode compensar as saídas indo trabalhar mais cedo pela manhã ou permanecendo alguns dias trabalhando à noite, caso prefira. Para isso, basta que a empresa tenha um aplicativo de gestão de rotinas de funcionários para que tudo seja muito bem controlado.

Ofereça brindes

Outra forma de motivar os colaboradores é oferecendo brindes. Porém, é preciso que eles sejam úteis e que realmente despertem o desejo dos funcionários. Canetas, bonés e camisetas são opções baratas, mas será que alguém se esforçará para ganhar isso? É bom refletir!

Para trabalhar com brindes, uma ideia interessante é criar um programa de pontos. Assim, se uma meta for atingida totalmente, o brinde pode ser uma viagem; se for atingida parcialmente, ele pode ser um eletroeletrônico, por exemplo. Use a criatividade e conheça bem os seus funcionários para oferecer brindes que sejam de seu interesse.

Programas de cargos e salários

As pessoas também precisam ser reconhecidas individualmente e não apenas em grupo. Por isso, criar um programa de cargos e salários pode ser uma opção interessante para motivar os colaboradores. Também visto como um benefício, esses programas devem ser conduzidos pelo setor de recursos humanos, que devem realizar testes e orientar os colaboradores para que eles possam ascender na carreira.

Capacitação profissional

Para que os profissionais também se sintam valorizados, é preciso investir em sua capacitação. Desse modo, a organização pode fazer parceria com escolas técnicas, faculdades e universidades para que sejam oferecidos cursos com descontos ou, até mesmo, gratuitos para os colaboradores.

Se os funcionários perceberem que a empresa está investindo em meios para que os seus conhecimentos sejam aperfeiçoados, eles se sentirão muito mais motivados para seguirem realizando as suas atividades com maestria.

De maneira geral, podemos dizer que as recompensas e benefícios são muito importantes para a motivação dos funcionários. Elas podem ser diversas e seguir tipos diferentes de premiações e bonificações. Tudo isso deu certo na empresa de Fernando e certamente também pode fazer a diferença na sua organização. Portanto, não deixe de colocar as ideias que propomos em prática.

E para continuar sempre se informando com assuntos relevantes sobre gestão, não deixe de assinar a nossa newsletter. Assim, você poderá receber os nossos conteúdos em seu e-mail sempre em primeira mão!