Valorização do trabalho, motivação de funcionários e aumento da produtividade são consequências de um bom clima organizacional das empresas, pois esses pontos influenciam diretamente na satisfação dos colaboradores.

Mas você sabe o que de fato significa esse conceito e como ele pode influenciar no comportamento das equipes? O artigo de hoje tem o objetivo de esclarecer essas questões.

Confira, ainda, 6 importantes dicas para melhorar a atmosfera de trabalho e de que formas as medidas tomadas podem impactar na produtividade de maneira positiva. Acompanhe!

O que é clima organizacional em um negócio?

O clima organizacional pode ser conceituado como a atmosfera que ronda a organização, a construção do seu ambiente de trabalho e como essa esfera é percebida pelos seus colaboradores, influenciando o seu comportamento de forma positiva ou negativa. De acordo com a percepção do trabalhador sobre a cultura da organização, suas políticas, normas e costumes, há uma interpretação e, consequentemente, uma reação. Quando coletiva, impacta diretamente no andamento do negócio.

Qual a relação com os conceitos de produtividade?

Se a reação coletiva dos colaboradores pode impactar os resultados na empresa, significa que quando o espaço laboral é um ambiente agradável e não abusivo, a tendência é que os profissionais se sintam motivados e produzam mais. O clima organizacional é fruto das decisões tomadas pelos gestores do negócio e da sua forma de administrar, atingindo diretamente o colaborador e induzindo o seu comportamento.

Isso significa que, ao desempenhar uma função em um ambiente empresarial favorável, as tarefas serão feita com maior engajamento e dedicação. Ou seja, a harmonia pode ser um diferencial competitivo e é considerado um pilar de crescimento para a organização.

Como melhorar o clima organizacional da minha empresa?

Você deve estar se perguntando: se o clima organizacional é uma construção estratégica, baseada nos moldes de gestão, como minha empresa pode promover um bom ambiente e assim conquistar índices satisfatórios de produtividade? Para saber a resposta, confira estas 6 dicas!

1. Faça pesquisas de clima organizacional

O primeiro passo para melhorar o clima organizacional da empresa é descobrir como andam as demandas dos seus colaboradores e se existem muitos conflitos entre as equipes. Essas informações devem ser fornecidas pelos próprios trabalhadores, por meio de diálogo e pesquisas.

O objetivo é colher o material para fazer uma análise que contemple a realidade, identificando como anda o relacionamento dos profissionais com a empresa e entre si, categorizando pontos que podem ser melhorados e também aqueles que a organização já está acertando.

Essas pesquisas não precisam ser feitas, necessariamente, em forma de questionário. Reuniões individuais ou em grupos e dar abertura aos funcionários para que eles exponham sua opinião já pode surtir o efeito esperado.

2. Ofereça programas de benefícios

Quando falamos em programa de benefícios, não estamos falando do básico, como plano de saúde e vale-alimentação. Hoje em dia, tais vantagens são vistas apenas como um complemento salarial, não atingindo os objetivos de produtividade, motivação e retenção de funcionários.

Powered by Rock Convert

Por isso, investir em benefícios criativos pode ser uma boa ideia, como entradas para o cinema, carga horária flexível ou uso de uniforme de acordo com a estação do ano. Outras vantagens também podem ser oferecidas como uma recompensa pelo alcance de metas.

Tais vantagens podem ser ofertadas para o grupo ou individualmente e, uma vez que a meta foi batida, podem ser convertidas em redução do expediente, ampliação do tempo de férias ou um bônus em dinheiro. Assim, além de manter a produtividade dentro do esperado, a tendência é que o funcionário trabalhe em harmonia com a equipe, pois, juntos, todos saem ganhando.

3. Estabeleça metas reais

Se a intenção é melhorar o clima organizacional utilizando métodos de benefícios e recompensas pelo ótimo desempenho no trabalho, é fundamental que os números estabelecidos sejam reais. Metas e prazos devem ser possíveis ou podem surtir o efeito contrário. Se o que for estabelecido é algo muito difícil de ser alcançado, pode gerar frustração, comprometendo o desempenho e o engajamento de toda a equipe.

Outro ponto importante é conversar com os colaboradores, fornecendo dicas de como eles podem alcançar a meta estabelecida e mantendo os trabalhadores sempre motivados.

4. Estabeleça uma política de feedback

feedback é mais uma das práticas essenciais para a sustentabilidade da empresa e para o cultivo de uma relação harmônica entre a organização e os seus colaboradores. A finalidade é aprimorar as habilidades desses trabalhadores ao reforçar os pontos positivos, tecendo elogios ao desempenho, e melhorar o que ainda não está em um nível satisfatório. Assim, a empresa demonstra que se preocupa com a evolução do capital humano.

5. Integre os novos funcionários

Quando um novo colaborador integra o quadro de uma empresa, nem todos os contratantes se preocupam em promover a integração com a forma de trabalho e com os colegas. Essa é uma grande falha e pode prejudicar a construção de um bom clima organizacional.

Cada profissional que entra em uma organização deve ser informado sobre os objetivos, expectativas e aspectos positivos da nova entidade e, com isso, já saberá o que esperar da empresa e como se portar.

A socialização também é muito importante e pode ser realizada por meio de atividades que contemplem mais de um objetivo. Por exemplo, a empresa pode fornecer um delicioso café da manhã ao fim do mês para que os funcionários possam interagir entre si enquanto comemoram o desempenho das últimas semanas.

6. Tenha líderes e não chefes

Um chefe tem tendência a ser autoritário e temido pelas pessoas, diferente do líder, que assume uma postura mais humana e igualitária, motivando e andando lado a lado com sua equipe. Uma equipe bem conduzida certamente será mais eficiente, por isso, aposte na política de liderança. A proximidade com os trabalhadores faz com que eles se sintam motivados a dar o melhor de si, pois veem o gestor como um exemplo a ser seguido.

Esperamos que você tenha aproveitado nosso artigo e que as dicas sejam úteis para melhorar o clima organizacional da empresa em que atua e que, dessa forma, os colaboradores apresentem uma melhora no seu desempenho e na produtividade.

Quer continuar extraindo o melhor da sua equipe e elevando os resultados? Leia nosso post a respeito das avaliações de desempenho. Até breve!