Jussara estava assistindo a um telejornal quando ouviu a manchete: a carteira de trabalho digital foi lançada no Brasil. Como é uma gestora de RH, a profissional ficou atenta, uma vez que o assunto é de seu interesse. Se, assim como Jussara, você também quer saber mais sobre a nova forma de registrar o trabalho dos cidadãos, continue a leitura. Reunimos aqui as mais recentes informações sobre o tema. Confira!

Saiba quais são as principais mudanças da carteira de trabalho digital

A carteira de trabalho digital foi anunciada em outubro de 2019 pelo secretário especial de previdência e trabalho, Rogério Simonetti Marinho, do Ministério da Economia. A partir de então, os trabalhadores podem ser contratados e ter os seus registros de trabalho feitos por meio de um app e não mais pelo documento físico.

Veja, a seguir, as principias mudanças trazidas pelo novo modelo!

Design

A carteira de trabalho deixa de ser aquele documento em formato de caderneta que utilizávamos. Agora, os registros são feitos por meio de um aplicativo, que pode ser baixado em computadores, smartphones, tablets e outros dispositivos.

Validade da carteira de papel

A carteira de papel não precisará mais ser utilizada, uma vez que todos os registros serão feitos na versão digital. Apesar disso, ela não pode ser jogada fora. Os trabalhadores devem guardar a carteira antiga, para o caso de necessitarem comprovar vínculos empregatícios antigos, bem como pagamentos de férias e alterações de salário.

Registro de férias e aumento de salário

Todos os registros de férias, aumento de salário e mudança de função devem ser feitos pelo empregador, na carteira digital do funcionário. Isso é feito automaticamente, conforme as anotações forem realizadas na plataforma do eSocial.

Powered by Rock Convert

Prazos de alterações na carteira

Quando um novo funcionário é contratado por uma empresa, ele precisa poder visualizar as informações de registro na carteira digital após 48 horas do início das atividades. Para isso, as empresas ou os seus contadores precisarão ficar atentos para enviar imediatamente os dados da contratação.

Veja as vantagens da carteira de trabalho digital

A carteira de trabalho digital traz vantagens para os empregadores e empregados. Agora não é mais necessário pedir que o funcionário leve o documento até a empresa para fazer registros de férias e outras alterações, por exemplo. Isso gera agilidade e também evita que o documento seja perdido ou extraviado.

Outro ponto positivo é que todas as informações ficam disponíveis em uma base de dados do governo. Assim, as consultas podem ser feitas em qualquer momento pelas organizações ou seus colaboradores.

Confira como fazer a solicitação da nova carteira

As pessoas que já tem uma carteira de trabalho impressa migraram automaticamente para o meio digital. Dessa maneira, quando o empregador for fazer um novo registro, já será nessa versão. Para acessá-la, basta baixar o aplicativo disponibilizado pelo governo.

Caso ocorra algum erro na geração da senha ou acesso, o trabalhador pode se dirigir a uma agência da Caixa ou do Banco do Brasil, bem como superintendências, gerências e agências regionais de trabalho para fazer a solicitação presencialmente.

Jussara gostou do novo modelo da carteira de trabalho digital. Ela pensa que isso facilitará muito o trabalho na empresa onde ela é gerente de RH.

Compartilhe este artigo em suas redes sociais! Assim mais pessoas saberão dessa novidade!