Cláudia é uma ótima profissional, mas tem dificuldades em elaborar e aplicar o planejamento e orçamento de RH. Seu trabalho é gerenciar diferentes unidades de um negócio e, apesar de cumprir muito bem o seu papel, situações como o absenteísmo gera furos em seus cálculos. A falta de engajamento dos colaboradores é outro problema enfrentado, que prejudica o seu trabalho e as finanças da empresa.
Para minimizar os problemas enfrentados por Cláudia, é preciso entender a importância de planejar as estratégias do departamento de RH e saber quais são os principais itens que devem ser considerados na hora dos cálculos.
Continue a leitura deste artigo e conheça dicas poderosas para não ultrapassar as estimativas. Boa leitura!
Importância do planejamento e orçamento de RH
O controle do planejamento e orçamento de RH é fundamental para que uma empresa opere com segurança, mantendo seus resultados em um nível satisfatório.
Uma organização que emprega o que foi calculado para o departamento de recursos humanos de maneira inteligente consegue prever cenários de crise, otimizar processos, aumentar a produtividade e reduzir custos.
Os efeitos do planejamento estratégico vão muito além de sustentar a empresa em um mercado tão competitivo como o atual, já que uma equipe engajada produz resultados satisfatórios e ainda projeta a marca, trazendo visibilidade ao negócio.
Principais fatores que devem ser considerados
São diversos os fatores que devem ser considerados em um planejamento e orçamento de RH inteligente, e é preciso entender os principais, como:
- salários;
- encargos trabalhistas;
- impostos;
- benefícios;
- seleção de novos colaboradores;
- contratações e demissões;
- premiações e retenção de talentos;
- treinamentos e capacitação;
- ações que promovam o engajamento;
- horas extras;
- comissões;
- dissídio;
- reserva orçamentária.
Quem planeja essas finanças de forma estratégica não resume todo o trabalho em guardar um determinado valor para cada tópico apresentado.
É necessário estudar todas as questões em comum com outros departamentos da empresa, descobrir o que pode ser feito em conjunto a outros setores, quais ferramentas eles têm para ajudar a otimizar esses custos e estar constantemente informado e atualizado sobre o que o mercado tem a oferecer para quem trabalha com recursos humanos.
Infelizmente, muitas empresas desperdiçam talentos, pois não percebem a importância de investir na sua equipe e veem benefícios e políticas a favor dos colaboradores como um gasto desnecessário, e dispensar a adoção dessas estratégias pode ser extremamente prejudicial para os resultados.
Dicas para evitar estourar o orçamento do RH
Agora que você já sabe tudo sobre o planejamento e orçamento de RH, separamos dicas valiosas para que você evite estourar o orçamento do departamento. Confira!
Manter os colaboradores motivados
O capital humano o bem mais precioso de uma empresa. Reter uma boa equipe e manter esses colaboradores motivados é fundamental não apenas para evitar gastos com desligamentos e contratações, mas também para que a empresa produza sempre resultados positivos e satisfatórios.
Para que isso aconteça, é necessário que a empresa adote estratégias. Veja algumas sugestões:
- estabeleça um plano de cargos e salários;
- adote uma cultura de feedback;
- tenha uma política de reconhecimento, com premiações e elogios;
- invista na comunicação interna;
- faça uso de sistemas e aplicativos que organizem a rotina de trabalho;
- entre outros.
Você deve estar pensando: “como economizar com o planejamento e orçamento de RH se as dicas me pedem para investir?”. Acontece que as ações do departamento de recursos humanos nunca devem ser esquecidas, afinal, não há retorno sem investimento.
Mas o melhor de tudo é que a empresa pode utilizar recursos já existentes ou implementados por outros setores ou motivos.m Um exemplo disso é o aplicativo FolhaCerta, que além de fazer o controle do relógio ponto, possibilita o gerenciamento de toda a rotina do departamento de RH em apenas um software.
Ou seja, as dicas aqui apresentadas podem ser facilmente integradas com as políticas já existentes, ao sistema interno da empresa e ao controle de relógio ponto. Isso sem precisar mencionar que elogios são de graça, não é mesmo?
Contratar perfis diferentes
Essa estratégia também não foge do planejamento e orçamento do RH. Basta adotar alguns conceitos na hora de fazer uma nova contratação.
Provavelmente, a empresa em que você trabalha tem um perfil de clientes. Ou seja, eles devem ser parecidos em alguns pontos, que podem ser a faixa etária, a classe social, fatores comportamentais, entre outros aspectos.
Entretanto, isso não quer dizer que eles sejam iguais. Por isso, é necessário ter um olhar crítico na hora de fazer uma nova contratação para enxergar perfis diferentes dos que já integram a equipe.
Funcionários que se completam entre si é fundamental para complementar habilidades, manter a harmonia do ambiente de trabalho e lidar com as mais variadas personalidades dos clientes.
Manter uma reserva de emergência
Manter uma reserva emergencial é fundamental para as atividades profissionais já que, com isso, é possível evitar situações de descontrole da conta corporativa diante de alguma adversidade.
Ninguém quer que um funcionário sofra um acidente, mas infelizmente, isso pode acontecer e será necessária a contratação de alguém que supra a falta desse profissional na necessidade de um afastamento.
São diversos os episódios que podem demandar uma reserva de emergência. O planejamento que contempla uma reserva é imprescindível para que a empresa não sofra um rombo em suas contas.
Considerar diversos cenários
Em 2015 tivemos uma greve de caminhoneiros que se repetiu em 2018 e prejudicou muitas empresas, principalmente a última que durou mais de uma semana e acabou com os combustíveis e com o gás de cozinha de grande parte das cidades brasileiras.
Esse é um exemplo de cenário que deve ser considerado. Ninguém imaginava que algo do tipo pudesse ocorrer, mas muitos estabelecimentos sofreram com o desfalque de funcionários que não tinham como chegar ao trabalho a tempo.
Estratégias inteligentes contemplam os mais improváveis cenários e uma boa gestão de RH sabe como tomar decisões rápidas sem trazer danos maiores ao orçamento e a imagem da empresa.
Se você é responsável, gestor ou proprietário de um negócio, esteja sempre atento às notícias do mundo e pense no que poderia fazer se isso acontecesse na sua cidade. Assim, estará preparado para tomar as melhores providências sem prejudicar as finanças da empresa.
O controle do planejamento e orçamento de RH não significa deixar de investir no quadro de funcionários e nas estratégias de marketing, mas aplicar recursos financeiros e ferramentas para evitar problemas e, consequentemente, aumentar os lucros da empresa.
Este artigo foi útil para você? Que tal assinar a nossa newsletter e receber mais conteúdos exclusivos como este para auxiliar no andamento do seu trabalho? Aproveite nossos materiais!