Metas alcançadas, ambiente sinérgico, colaboradores engajados e menor retrabalho são apenas alguns dos benefícios da comunicação interna efetiva, a qual pode ser a raiz de muitos problemas organizacionais, se não for bem executada. Por isso, é importante que os gestores deem a devida importância e saibam como ter uma boa comunicação.

Definitivamente, não é uma prática que se alcança rápido, mas trouxemos 4 dicas que vão revolucionar a forma da sua equipe se comunicar e melhorar o clima organizacional. Confira.

1. Fortaleça a cultura organizacional

Investir na cultura organizacional é requisito primordial para a melhoria de diversos problemas que envolvam uma equipe de trabalho, pois revela os hábitos, as normas, o jeito de ser e os valores da empresa. Quando a cultura é bem definida e disseminada, os colaboradores se sentem ainda mais parte do negócio e buscam ter atitudes positivas.

Comunicação e cultura estão diretamente ligados. Afinal, a forma de se expressar em cada local é particular e se deve à cultura inerente dali. Por outro lado, uma empresa só pode ter a sua cultura disseminada e acolhida se tiver uma comunicação adequada, com a qual todos se identifiquem. 

2. Invista em tecnologias para a comunicação interna

Ter um canal oficial para os informativos importantes faz com que todos saibam o que ocorre na empresa. Para isso, invista em formas de comunicação direta, como lista de e-mails e boletins na intranet. Não se esqueça de avisar a todos que esse será o canal oficial de comunicação e lembrar os colaboradores de sempre checar aquela plataforma. É um processo lento até que se transforme em um hábito diário.

Powered by Rock Convert

3. Tenha uma forma de comunicação rápida e direta

Além do canal oficial, ter uma forma de conversar direta e rapidamente com o funcionário — que não seja apenas pessoalmente — pode ser um grande aliado nas organizações modernas. Existem aplicativos que proporcionam essa troca de mensagens, como Teams, WhatsApp e Telegram.

Esse espaço é onde os líderes poderão incentivar a comunicação mais aberta e, consequentemente, é o local onde a equipe vai se sentir estimulada e confortável para conversar, mandar as suas considerações e interagir com todos, independentemente do cargo. 

4. Dê abertura aos colaboradores

É comum que, em um primeiro momento, alguns colaboradores não se sintam confortáveis para se comunicar de forma sincera. Então, é preciso que a empresa mostre que está interessada naquela pessoa e em conhecer melhor as suas opiniões, o que pode ser feito proporcionando momentos descontraídos, reuniões diretamente com os líderes e espaços para feedback.

Uma maneira de fortalecer a comunicação interna é conceder benefícios — financeiros ou não — aos profissionais que façam sugestões que visem reduzir ou remover fraquezas e que sejam acolhidas pela empresa, como a indicação de um software ou a otimização de processos.

Se realizadas em conjunto e de acordo com a realidade da sua empresa, cada uma das nossas dicas pode transformar a comunicação interna, reter e atrair talentos. Com isso, os resultados alcançados vão ser extraordinários.

Para conhecer ainda mais sobre práticas de RH e contabilidade eficientes, nos siga no LinkedIn, Facebook e Twitter.