Os colaboradores são os principais responsáveis pelo sucesso do seu negócio, mas quando estamos falando de restaurantes, é comum ter muitos problemas com funcionários que não desempenham bem as suas atividades e prejudicam todo o andamento da jornada de trabalho. A gestão por competência pode ser utilizada para evitar essas situações ruins. 

Por esse modo de gestão, o RH vai conhecer as particularidades de cada pessoa de sua equipe e entender onde deve alocá-lo. Quer saber mais sobre a gestão por competência? Confira o nosso artigo.  

Importância da gestão por competência 

Todas as pessoas são dotadas de competências, mas existem várias, e é isso que faz cada profissional ser único. Elas representam o famoso CHA, que consiste no conjunto de: 

  • Conhecimentos — saber 
  • Habilidades— saber fazer 
  • Atitudes — fazer 

A gestão por competência tem o objetivo de reter os talentos da empresa, ao conhecer as habilidades técnicas e comportamentais de cada um e direcioná-los para o melhor cargo e setor. Com isso, o gestor de RH vai ter uma equipe que se identifica com o trabalho que faz e que busca aperfeiçoar as suas habilidades em prol do seu restaurante.  

Principais tipos de gestão por competência

Competências técnicas

São os conhecimentos e habilidades que o colaborador adquire durante a sua formação. Um garçom, por exemplo, precisa fazer cursos de atendimento ao cliente para “saber” como é o processo que deve ser executado por ele no salão. À medida que ele adquire experiência nesse trabalho, vai desenvolvendo as suas habilidades e passa a “saber fazer”. Alguns exemplos para aperfeiçoar as competências técnicas são:

  • Cursos 
  • Formações 
  • Palestras 

Competências comportamentais

Estão diretamente relacionadas às atitudes que o colaborador tem. No caso do garçom, podemos citar, por exemplo, a capacidade de comunicação e de lidar com situações nas quais o cliente esteja insatisfeito. É possível citar como competência comportamental:

  • Saber ouvir 
  • Ser flexível 
  • Ser criativo 

Formas de identificar as competências de cada colaborador

Geralmente, as empresas contratam apenas baseadas nas competências técnicas e esquecem de conhecer o jeito das pessoas, o que garante profissionais que sabem fazer, mas muitas vezes não têm um comportamento adequado. Para realizar um processo seletivo correto, é preciso analisar também as competências comportamentais, por meio de testes e dinâmicas.

Powered by Rock Convert

Da mesma forma, é possível analisar as competências das pessoas que já compõem a sua equipe. O setor de RH poderá proporcionar a autoavaliação entre os pares para identificar com maior precisão as competências e conseguir trabalhar as fraquezas de cada colaborador.

Vantagens da gestão por competência

Melhoria do clima organizacional

Quando a empresa conhece o seu funcionário, sabe como contribuir para o seu crescimento e a melhor forma de passar um feedback a ele. Assim, os colaboradores vão se sentir valorizados e dispostos a colaborar com a organização, fazendo com que o restaurante tenha um ambiente harmônico.

Redução da rotatividade

Se a empresa consegue selecionar os colaboradores ideias e os mantêm satisfeitos, certamente haverá uma relação saudável. Assim, os índices de desligamento serão baixos e a retenção de talentos vai aumentar. A redução da rotatividade é importante, pois diminui os custos do restaurante com admissões e demissões, além de ajudar a formar uma equipe sólida.

Aumento nos resultados

Por conhecer o perfil de cada colaborador, é possível que o RH monte um planejamento de desenvolvimento pessoal específico para cada um. Esse planejamento pode envolver desde treinamentos até feedbacks constantes. Utilizando o exemplo do garçom, ele certamente conseguirá atrair mais clientes se tiver as suas competências aprimoradas. 

Investir na gestão por competência é acreditar na sua equipe e treiná-la para ser cada vez melhor. Essa é uma maneira de alavancar os resultados do seu restaurante a um baixo custo, tendo como principais aliadas as pessoas que fazem parte da história do negócio para ser cada vez melhor.

Gostou deste artigo? Compartilhe o conteúdo em suas redes sociais e nos marque! Vamos amar ver o conhecimento sendo difundido.