Com a pandemia do coronavírus, muitas empresas adotaram o trabalho remoto para manter as atividades. Assim, tanto gestores quanto empregados precisam se adaptar à nova rotina para manter um home office produtivo.

No entanto, em meio às preocupações referentes ao Covid-19, a necessidade de isolamento e a mudança repentina no ambiente laborativo, muitos enfrentam dificuldades para manter o ritmo de trabalho. Por isso, é importante adotar algumas medidas que ajudem a aumentar a produtividade e a manter o foco.

Quer saber como fazer isso? Neste conteúdo, separamos 4 dicas incríveis para quem deseja ter bons resultados durante o período de home office. Acompanhe!

1. Estabeleça horários

Quem não está acostumado com o home office costuma ter algumas dificuldades para encarar os períodos em casa como parte de sua jornada de trabalho. A dica para resolver esse problema é ter horários bem estabelecidos para saber a hora de iniciar e de finalizar as atividades.

Você pode seguir os mesmos horários utilizados na empresa, seguindo a hora de entrada, de intervalo e de saída para controlar o seu rendimento. Quem não mora sozinho precisa conversar com os outros moradores para explicar a importância de seguir esses horários, principalmente para evitar as interrupções que podem surgir.

2. Planeje as atividades do dia

Para um home office produtivo, invista no planejamento das atividades diárias. No ambiente empresarial, é comum que as tarefas fluam com mais naturalidade, mas quando o trabalho é feito em casa pode ser mais difícil se lembrar de todas as demandas.

Powered by Rock Convert

Por isso mesmo, adote uma agenda ou um aplicativo para anotar todas as tarefas que devem ser cumpridas durante o dia e a semana, incluindo marcações sobre as suas prioridades. Aqui, também vale a pena estabelecer algumas metas para manter a motivação e acompanhar a produtividade.

3. Faça pausas regulares

Estar em casa trabalhando pode aumentar os riscos de distrações, principalmente com a convivência com a família ou outros moradores. Uma dica para manter o home office produtivo é fazer pausas regularmente. Funciona assim: você determina alguns períodos longos de trabalho e depois faz pequenos intervalos. Por exemplo, 30 minutos de foco e 5 minutos de descanso.

Isso ajuda a manter a concentração nas tarefas da empresa e, durante o intervalo, você pode fazer outras atividades, como conversar com as outras pessoas, olhar o celular ou ir ao banheiro. Isso também ajuda a manter o cérebro focado nas tarefas e auxilia a combater a procrastinação, que costuma ser um dos principais problemas enfrentados por quem trabalha em home office.

4. Tenha um espaço confortável

Uma dica fundamental para manter a produtividade é ter um espaço confortável para o trabalho, com foco na ergonomia. Mesmo em casa, é preciso contar com um ambiente semelhante ao da empresa, considerando a atividade exercida. Mesa e cadeira em altura adequada, por exemplo, são importantes para não sentir dores ou desenvolver outros problemas.

Também é essencial que o espaço não tenha excesso de objetos e fique em um lugar silencioso da casa, preferencialmente sem movimentação de pessoas, para eliminar distrações. Para isso, também é fundamental ter atenção ao uso do celular, televisão e outros aparelhos que possam roubar o seu foco durante o trabalho.

Viu só? Apesar das mudanças que o coronavírus trouxe para a rotina, seguindo essas dicas, ficará mais fácil se adaptar ao trabalho remoto e manter o home office produtivo, cumprindo todas as tarefas necessárias.

Gostou dessas orientações? Então, aproveite para compartilhar este conteúdo em suas redes sociais e ajudar mais pessoas a lidar com esse desafio!