Você já ouviu falar de metodologias ágeis? Sabe quais são as principais e como elas podem ajudar a sua empresa? Se não, está na hora de descobrir!

As metodologias ágeis têm como objetivo otimizar e dinamizar os processos de criação e desenvolvimento dentro de uma empresa. Através dessas práticas os funcionários executam as demandas mais rapidamente e com eficiência. Com isso as metodologias ágeis podem garantir uma diminuição no tempo de entrega e maior excelência no serviço prestado.

Descubra agora quais as metodologias ágeis que merecem o seu investimento!

Scrum 

O Scrum é, sem dúvida, o método ágil mais utilizado na atualidade, sendo muitas vezes confundido com o próprio conceito em si. Essa prática tem como principal objetivo auxiliar no planejamento e gerenciamento de projetos dentro de uma instituição. Para que esse método dê certo é importante conhecer muito bem seus colaboradores e contar com um representante do cliente na equipe.

No scrum, o projeto é dividido em períodos chamados de sprints que podem ter duração de uma a quatro semanas. As listas de demandas que devem ser realizadas durante cada uma das etapas recebe o nome de Backlog.

No início de cada sprint é realizada uma reunião de planejamento, na qual o cliente prioriza as reivindicações do backlog e a equipe seleciona as tarefas necessárias para a concretização do sprint que se inicia.

Ao final de cada período, existe uma revisão do resultado para validação. É só depois disso que a equipe inicia o próximo sprint até que todos sejam concluídos.

Lean 

O método Lean foi difundido no cenário de startups e tem por objetivo um desenvolvimento enxuto e eficaz, com o mínimo de recursos, despesas e tempo para realização. Seu propósito principal é apontar e eliminar de forma eficiente os desperdícios dentro de uma instituição ou durante a realização de projetos. Desse modo, ocorre a diminuição dos gastos da empresa e deixa mais claro os serviços a serem realizados, aumentando a produtividade da equipe.

Para que o Lean seja aplicado da melhor forma, foram determinados sete estratégias de redução e aperfeiçoamento dentro da empresa. São eles:

  1. eliminar o desperdício; 
  2. fortalecer o time; 
  3. rapidez nas entregas; 
  4. otimizar o todo; 
  5. construir com qualidade; 
  6. adiantar decisões; 
  7. amplificar o aprendizado. 

Kanban

É importante ressaltar que Kanban não é apenas uma metodologia ágil, mas um sistema para organizar as demandas que devem ser realizadas. Essa prática é composta por checklists oferecendo uma visão clara de todo o projeto que está sendo desenvolvido sendo um dos métodos mais ágeis e simples a serem utilizados nos dias de hoje. 

Para começar a trabalhar com o Kanban é preciso a criação de um quadro, que pode ser físico ou virtual e dividi-lo em três colunas, organizando as da seguinte forma: 

  • Para fazer: demandas que devem ser realizadas; 
  • Fazendo: demandas que estão sendo realizados; 
  • Feito: demandas que já foram finalizadas, avaliadas e aprovadas. 

Como você pode acompanhar no artigo, fica claro que as metodologias ágeis podem otimizar os resultados dentro de sua empresa. Porém, antes de implementar as práticas apresentadas, é preciso que se analise os processos dentro da empresa, a fim de identificar os fatores positivos e negativos. Após essa etapa, verifique quais dessas estratégias são mais adequadas e que podem auxiliar o seu negócio. Agora está na hora de pôr as metodologias ágeis em prática visando melhores resultados e valorizando a sua marca.

Gostou do artigo? Ficou com alguma dúvida? Então aproveite para deixar um comentário abaixo!