O termo ESG se refere às práticas alinhadas com as pautas ambientais, sociais e de governança em empresas e órgãos públicos. Dessa maneira, o setor de RH é fundamental para sedimentar essa cultura entre os colaboradores e por toda a marca.
Não é um movimento de uma única área, mas de toda a empresa, se essa deseja se posicionar como um player relevante no mercado moderno e na nova economia.
Com isso em mente, criamos um conteúdo exclusivo para que você compreenda o papel do RH no ESG. Confira!
Qual é a relevância do ESG?
O conceito de Environmental, Social and Governance (ESG) diz respeito às práticas sustentáveis e economicamente viáveis que as empresas podem implementar para construir um mundo melhor.
Na prática, existe uma série de regras rígidas que as empresas precisam compreender a fundo para que elas sejam, de fato, ESG. Porém, quando falamos de uma maneira mais subjetiva e que se aplica em qualquer realidade, trata-se de compreender como o seu negócio se encaixa em um objetivo maior do que ele próprio.
Um restaurante, por exemplo, costuma contar com uma grande sobra de alimentos. Quais práticas podem ser implementadas para reduzir o impacto ambiental e ainda otimizar a percepção social da marca? Talvez um programa de alimentação solidária!
Perceba que assim a empresa está preservando a sua lucratividade, mas contribuindo para a criação de um mundo melhor dentro daquilo que pode contribuir.
O mercado como um todo, os investidores, os clientes e até mesmo os colaboradores tendem a se engajar com marcas que se preocupam com outros assuntos além do lucro propriamente dito.
Qual é o papel do RH no ESG?
É preciso compreender que o ESG é composto por ações concretas, e não apenas um discurso ecofriendly mas que não significa nada na prática. Porém, é fundamental ter em mente que toda mudança de comportamento é consequência de uma mudança de pensamento.
O RH é um ator fundamental nesse contexto, uma vez que é o responsável por entender a cultura organizacional como diferencial estratégico. De nada adianta criar um programa sustentável se os colaboradores e líderes não estão engajados em colocá-lo em prática.
O papel desse setor é encontrar as melhores maneiras de fornecer o treinamento adequado para a implementação de estratégias ESG. A sustentabilidade, por exemplo, é um tema delicado, uma vez que pode significar um alto investimento no início, mas uma alta rentabilidade no futuro.
Para os líderes, o RH pode encontrar um curso ou mentoria que demonstre a capacidade de gerar resultados por meio dessas práticas que não eram tão vistas pelo mercado no passado, mas que hoje são totalmente diferentes do que foram um dia.
O mesmo funciona para os colaboradores. Para eles, ainda, o RH pode investir em diversificar a equipe, trazendo pessoas de diferentes grupos sociais para promover a pluralidade de ideias. Essa é uma medida ESG pura, que é preconizada pelos pioneiros no movimento.
A mudança do mundo começa com a mudança em cada pessoa, e as empresas são as frentes que têm contato direto com o mercado, portanto, são protagonistas na construção de um futuro mais justo.
Tenha o RH da sua empresa na palma da mão! Para mais conteúdos como esse e que possam ajudar o seu RH a tomar melhores decisões, acesse o blog da FolhaCerta.