A análise de dados está dominando o mercado, e o setor de RH não fica fora dessa tendência. Com o auxílio de ferramentas como o People Analytics é possível manter controle e acompanhar todas as hard e soft skills de seus colaboradores, alterando por completo a gestão de pessoas de sua empresa.
Com o auxílio do People Analytics, o setor de RH consegue mais facilmente encontrar padrões de comportamento, déficits de desenvolvimento entre outros aspectos que ajudam a tornar a gestão de pessoas mais assertiva, diminuindo o turnover, evidenciando o que cada trabalhador da empresa tem de melhor e retendo os talentos mais qualificados.
Como funciona?
Você já entendeu que o People Analytics visa analisar uma infinidade de dados relacionados aos colaboradores da sua empresa. Mas você sabe como aplicar essa metodologia na prática?
O ponto inicial é a coleta e organização de dados a respeito dos funcionários. Essas informações podem ser desde posts em redes sociais, interesses pessoais, até a forma como os colaboradores interagem entre si dentro da empresa; entre outros aspectos que ajudem a formar um perfil deste colaborador.
Com essas informações mapeadas, é possível entender melhor o comportamento de cada funcionário, ajudando a solucionar conflitos, entender desempenhos e alocar cada colaborador em funções mais adequadas para seus perfis.
As empresas podem aplicar o People Analytics em diversas esferas, como exemplo:
- Definir de maneira mais assertiva estratégias de treinamento e desenvolvimento de funcionários;
- Maior profundidade nas características buscadas em processos seletivos;
- Melhores avaliações de rendimento e maior precisão na hora de passar feedbacks;
- Mais facilidade na hora de determinar quais funcionários apresentam melhores características para cada função, facilitando a criação de planos de sucessão;
- Maior fidelidade na hora de criar projeções para o futuro e prever resultados de projetos.
Além dessas aplicações, o People Analytics melhora o relacionamento entre o RH e os funcionários da empresa, aumentando a motivação pessoal de cada colaborador. Portanto, esse aspecto é importante para a retenção de talentos, facilitando a criação de planos de carreira.
Tudo isso faz parte de um dos aspectos importantes para a Employee Experience, que já apresentamos pra você.
O que a minha empresa ganha com o People Analytics?
Sucesso e gestão de pessoas sempre foram aspectos que andaram juntos, portanto, aplicar essa metodologia em sua empresa é garantia de bons resultados. Com um bom acompanhamento de seus funcionários é possível acelerar a evolução de cada colaborador, trabalhando justamente os pontos positivos de cada um.
Na área de treinamento, o RH utiliza as informações para identificar o que cada funcionário precisa desenvolver. Já nas etapas de seleção é possível determinar um perfil específico antes de buscar novos colaboradores, escolhendo precisamente candidatos que atendam o que a empresa deseja.
O People Analytics também é ideal para formar equipes em que cada funcionário complementa o outro não apenas nos conhecimentos técnicos, mas também em personalidades que não são conflitantes. Isso aumenta a confiabilidade e a segurança que cada colaborador tem em seus colegas, fazendo com que atuem melhor e de maneira mais produtiva.
Acesse o site e confira demais soluções em gestão de Recursos Humanos!