Se você deseja ser um grande líder, precisa ficar atento a uma série de questões relacionadas a sua linguagem corporal. Isso mesmo, seu corpo também fala, e a maneira como ele se expressa diz muito sobre a sua personalidade.
A frequência com que você olha nos olhos das pessoas, a forma como se senta para uma reunião ou como você deixa a sua postura revelam mais do que as palavras são capazes de dizer.
Albert Mehrabian, pioneiro em estudos sobre linguagem corporal, revelou que apenas 7% da nossa comunicação é verbal, por meio de palavras, enquanto 38% é vocal, o que inclui tom de voz, volume, velocidade e ritmo da fala. O restante de 55% está relacionado à comunicação não-verbal, que diz respeito a postura, gestos e expressões faciais, ou seja, a nossa linguagem corporal.
Vamos falar agora de 7 formas da linguagem corporal e como elas podem ajudar você a se posicionar como um bom líder. Acompanhe!
1. Fique atento ao tom de voz e fale baixo
Seu tom de voz deve ser constantemente observado. Pessoas com voz aguda e que falam alto passam a impressão de que são nervosas e tendem a transmitir a imagem de descontrole emocional. Segure seu tom de voz e será visto como alguém estável e confiável.
Você pode também exercitar as cordas vocais para que a sua fala seja a mais clara possível. Se você tiver alguma distorção na dicção, é indicado procurar ajuda de um fonoaudiólogo. Lembre-se: sua voz também faz parte da imagem de líder.
2. Cumprimente com apertos de mãos firmes
É muito comum nos cumprimentarmos com apertos de mãos ao sermos apresentados a outras pessoas ou receber clientes e funcionários.
Fique alerta! Esse gesto pode revelar submissão, dominância ou igualdade, dependendo apenas de como você posiciona as mãos e a força que usa. Procure cumprimentar as pessoas com um toque positivo e amigável.
O aperto de mão mais favorável para um líder é aquele que passa igualdade. Coloque suas mãos firmes na vertical, revelando-se disponível para diálogos sem intimidar seu interlocutor.
3. Esteja disponível para ouvir os outros
Tão importante quanto ouvir as pessoas é fazê-las perceber que você também as ouve. Dessa forma, evite conferir mensagens ou e-mails enquanto os outros falam. Concentre-se no que eles têm a dizer, olhando-os diretamente.
Você também pode se inclinar levemente na direção ao seu interlocutor e dar sinais positivos com a cabeça para mostrar que está atento às informações que ele traz.
4. Ocupe bem o espaço
Em uma reunião com vários colaboradores, fique de pé para falar com a equipe usando uma postura ereta, cabeça erguida e ombros para trás, transmitindo confiança.
Trabalhe na expansão da sua postura deixando os pés separados e os joelhos relaxados. Utilize as mãos para acompanhar o seu discurso e fazer com que as pessoas prestem atenção no que você está dizendo.
5. Sorria sempre que a ocasião permitir
É bem provável que você já tenha ouvido a frase: “o sorriso abre portas”. E ela está correta!
O sorriso reduz o estresse, aproxima as pessoas e ainda demonstra que você é um profissional acessível, o que facilita o seu relacionamento com funcionários e clientes.
No entanto, é preciso ter cuidado com os excessos. Alguns especialistas em linguagem corporal afirmam que exagerar também pode ser um sinal de insegurança. Portanto, mantenha uma postura adequada e sorria quando a ocasião permitir, de maneira espontânea e verdadeira.
6. Use as mãos para dar o tom do discurso
A boa comunicação é muito importante para qualquer líder. Gesticular enquanto discursa pode auxiliá-lo a formar raciocínios mais claros e a formular frases mais fáceis de serem compreendidas por seus interlocutores.
Prefira gestos abertos, sempre abaixo da linha do queixo. E saiba que, ao mostrar as palmas das suas mãos, você revela que não tem nada a esconder, transmitindo credibilidade e sinceridade.
7. Cuide da sua postura
Jamais afunde seu peso todo na cadeira, principalmente quando precisa se sentar junto a alguém. Mantenha sua postura adequada, com os ombros erguidos, pés firmes no chão e a coluna ereta.
Em uma reunião, é importante ser visto e manter-se em destaque. Cuide também para deixar as pernas e os braços descruzados para não transmitir ideia de defesa ou desinteresse.
Aprenda a desenvolver a sua linguagem corporal
Se você tem dificuldades para controlar ou desenvolver uma linguagem corporal adequada, já sabe que precisará se dedicar um pouco mais que outros líderes. E a boa notícia é que existem atividades que podem auxiliá-lo nessa missão.
Pode parecer estranho à primeira vista, mas dança e teatro oferecem consciência corporal e trazem outros benefícios, como o estímulo à memória, já que você terá que decorar passos da dança ou falas.
Outra opção é praticar esportes mais conectados à natureza. Em contato com o meio ambiente, você se sentirá mais à vontade para demonstrar seus sentimentos e deixar o corpo se expressar de forma natural, sem a pressão dos grandes centros.
Filmes e séries sobre liderança também podem ajudar você, tanto na linguagem corporal quanto na oral.
Saiba quais atitudes você deve evitar
Para você desenvolver uma boa linguagem corporal, é importante ter conhecimentos sobre o que não se deve fazer também. Confira a seguir atitudes que devem ser evitadas para evitar más impressões:
Modere as gargalhadas
Gargalhar é para a hora do intervalo ou fora do horário de expediente. O líder que se excede em gargalhadas diante da sua equipe dificilmente será levado a sério.
Mãos e dedos
Evite ficar mexendo nos dedos, pois isso pode demonstrar sua ansiedade. O ideal é manter as mãos ao lado do corpo de forma natural.
Relógio
Quando você olha o relógio no meio de uma conversa, dá a impressão de que está com pressa e que aquele papo não é importante para você. No ambiente de trabalho, principalmente, esse comportamento derruba a sua imagem, dando a impressão de o encontro está cansativo.
Falar de costas
Evite falar de costas para qualquer pessoa, principalmente para um funcionário. Durante um treinamento de equipe, por exemplo, mesmo que tenha que exibir filmes e imagens, procure uma posição de meio termo entre a tela e o público.
Vimos aqui sobre a importância da linguagem corporal para os líderes. Seguindo essas dicas, você pode transmitir mais confiança, credibilidade e otimismo aos seus colaboradores, o que é fundamental para o sucesso e crescimento da sua empresa também.
Se você gostou deste artigo sobre linguagem corporal, confira agora outras características que todo líder de sucesso precisa desenvolver.
Vou ver, obrigado!!
Trabalho no grupo Cofina, embora não no Correio da Manhã. Alivia o peso na consciência, mas, confesso, que não é fácil lidar com tanta baixa de nível, nomeadamente, agora, que as redações estão todas juntas. Esta semana estou a viver a fase mais negra na minha vida profissional, pois, em meu nome, me deixaram numa situação delicada e difícil, junto de pessoas (fontes) que sempre me ajudaram e que, óbvio, estão revoltadas por terem sido denunciadas. Comentava esta situação com um amigo, tendo ele perguntado: “Vocês não têm um código deontológico para cumprir? Confesso que, apesar da vontade ser a de chorar, tive de dar uma gargalhada!
Eu tenho foi navegação na linha maior que três horas ultimamente,
ainda eu de nenhuma maneira descoberto qualquer fascinante artigo como o
seu. É muito vale suficiente para mim. Na minha opinião,
se todos webmasters e blogueiros feitos apenas para a direita conteúdo
como você provavelmente fez, o web provavelmente será muito mais útil
do que nunca.