O controle de ponto é uma exigência para todas as empresas que contam com mais de 20 funcionários. Porém, pode acontecer de o colaborador esquecer de bater o ponto ou realizar essa atividade de forma equivocada. Além disso, em empresas muito grandes, o momento de iniciar e terminar a jornada pode gerar grandes transtornos, devido à necessidade de registro de ponto.

Existem alternativas ao controle de ponto tradicional. Em 2019, a Lei 13.874 regulamentou o registro de ponto por exceção, que já era permitido anteriormente, contudo de forma limitada. Mas você sabe o que é isso? Entende quem pode adotar essa estratégia? Sabe como controlar o ponto nesse caso? Se não, está na hora de descobrir!

Leia o artigo e entenda mais sobre o registro de ponto por exceção!

O que é o registro de ponto por exceção?

O registro de ponto por exceção é uma modalidade de controle que dispensa o seu funcionário de bater o ponto todos os dias, na hora que entra e sai do trabalho. Nesse caso, ele apenas marca a exceção, ou seja, atrasos, horas extras, faltas e situações semelhantes.

Quem pode utilizar o registro de ponto por exceção?

Segundo a última lei publicada sobre o assunto, qualquer empresa pode aplicar o ponto por exceção para controle dos funcionários. Antes dessa resolução, isso só podia ser feito quando houvesse acordo coletivo entre o sindicato da categoria e o empregador. Mas, agora, é possível estabelecer essa modalidade com um acordo individual entre a empresa e os funcionários.

Powered by Rock Convert

Quando essa modalidade de controle é mais indicada?

Esse tipo de controle abre portas para uma maior autonomia do colaborador, a fim de administrar o seu tempo de trabalho. Porém, exige que exista uma relação de confiança entre as partes, garantindo que todas as exceções serão efetivamente registradas.

Dessa forma, não há regra para quando essa modalidade é mais ou menos indicada. Contudo, uma conversa aberta e sincera com a sua equipe, de forma a levantar todos os prós e contras de tal mudança, pode ser um ótimo caminho para determinar se esse registro é ou não a melhor opção.

Como controlar o ponto por meio do registro por exceção?

A tecnologia pode ser a sua maior aliada na hora de administrar o ponto por exceção. Isso porque essa modalidade de controle não exige que você adote um relógio de ponto tradicional.

Portanto, é possível utilizar sistemas on-line, plataformas e, até mesmo, aplicativos desenvolvidos para o celular, capazes de reduzir a burocracia para o registro de exceção e melhorar o controle da jornada de trabalho dos seus colaboradores.

O registro de ponto por exceção se tornou uma modalidade muito viável a partir da lei de 2019. Logo, caso você identifique benefícios para a sua empresa e as pessoas que trabalham com você, considere implementar esse tipo de controle. Aproveite para buscar informações sobre ferramentas tecnológicas que podem ser suas grandes aliadas nesse processo.

Quer saber mais sobre o controle de ponto? Então descubra por que o controle manual se tornou obsoleto na atualidade!