Você sabe o que é o salário sob demanda? Ele é uma forma de flexibilização do pagamento da remuneração dos trabalhadores, pela qual eles podem solicitar o recebimento em qualquer hora. 

Assim, o salário é pago sem uma data fixa, dependendo somente da vontade do empregado e calculado conforme as horas trabalhadas desde o último recebimento. Interessante, não é mesmo? 

Essa prática já é utilizada por diversas empresas no mundo e pode trazer algumas vantagens. Neste texto, nós vamos ensinar como implementar esse procedimento. Confira! 

Quais são as vantagens do salário sob demanda?

Agora que você sabe o que é o salário sob demanda, é preciso conhecer as vantagens dessa prática. Afinal, não adianta implementá-lo na empresa se não houver benefícios, correto? Confira a seguir algumas consequências. 

Aumento da produtividade 

A primeira grande vantagem de implantar o salário sob demanda na empresa é o aumento de produtividade. Como o trabalhador tem menos preocupações durante o mês, esperando o pagamento do salário, ele também produz mais. 

Qualquer melhora no bem-estar do funcionário ajuda nessa área. Então, se os trabalhadores sabem que podem receber sua remuneração quando necessário, como para uma emergência, eles também ficarão mais engajados no trabalho. 

Retenção de talentos 

A retenção de talentos também é um dos benefícios trazidos pelo salário sob demanda. Isso acontece porque melhorar o bem-estar financeiro e proporcionar mais liberdade nessa área para os empregados ajuda a manter os colaboradores no quadro da empresa. 

Imagine que outra companhia ofereça o salário sob demanda, e um talento da sua companhia esteja passando por algumas dificuldades financeiras de surpresa. A chance de ele preferir outro emprego que auxilie no bem-estar financeiro é muito grande. 

Por isso, adotar essa prática ajuda a reter e também a captar talentos para a sua empresa. Afinal, mais pessoas capacitadas ficarão interessadas nessa oportunidade. 

Melhor controle financeiro para o colaborador

Além dessas vantagens para a empresa, o colaborador também terá um melhor controle financeiro, principalmente em momentos de crise, como o que estamos enfrentando. 

Ter esse controle aumenta a qualidade de vida, já que os funcionários não ficarão mais dependentes da data de pagamento do salário, evitando contas em atraso, cheque especial e multas. Retirando essa ansiedade da vida do trabalhador, ele consegue focar melhor no trabalho, trazendo vários benefícios. 

Como implementar na empresa?

Agora é hora de aprender como implementar o salário sob demanda na empresa. Isso deve ser feito com muito cuidado, pois erros nessa área podem trazer problemas trabalhistas e pagamento de verbas em ações judiciais. 

Aqui, a melhor dica é utilizar a tecnologia para fazer um controle preciso de horas de trabalho e remuneração devida ao trabalhador, com a automatização da folha de pagamento. 

Basicamente, é preciso ter um software de gestão que permita que a empresa cadastre as horas trabalhadas (o que pode ser feito automaticamente com o uso de um ponto eletrônico) no sistema. Ele também calculará essa jornada e transformará isso em saldo para saque. 

Assim, o colaborador consegue visualizar o seu saldo de salário em tempo real e solicitar o pagamento quando achar necessário. Isso traz transparência e também facilidades para a empresa. 

Portanto, ao utilizar o salário sob demanda na empresa, procure um aplicativo de gestão de funcionários de confiança e que se integre com relógios eletrônicos de pontos e sistemas de folha de pagamento, automatizando todo o procedimento e evitando erros! 

Gostou deste conteúdo? Então, não perca o nosso post sobre o ponto eletrônico online